AVEIRO

Instituições de apoio social lançam rede para fomentar a info-inclusão

Uma rede de centros de info-inclusão começou a funcionar a 24 de Outubro em instituições de apoio social da região de Aveiro.

De acordo com o Notícias de Aveiro, o projecto ISSI é liderado pela Cáritas Diocesana de Aveiro e pretende facilitar o acesso às novas tecnologias de grupos sócio-culturais desfavorecidos bem como fomentar comportamentos de boa integração social.

Os nove centros de info-inclusão foram instalados em instituições de apoio social de seis concelhos da região de Aveiro: Associação de Defesa e Apoio à Vida, Associação Humanitária Mão Amiga, Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, Lar do Divino Salvador, Obra do Frei Gil e Santa Casa da Misericórdia de Águeda.

Segundo José Alves, da Cáritas Diocesana, que chefia o consórcio, são “os melhores parceiros” para este projecto inédito que pretende levar as novas tecnologias da informação e conhecimento a camadas populacionais mais desfavorecidas. “É também uma maneira de ajudar na integração social”, referiu o responsável durante a apresentação da rede.

Além de nove centros de computadores com acesso à internet, foi criado um portal onde está disponível informação útil e outros serviços para disponibilizar entre esta nova comunidade virtual dirigida a idosos, mulheres e crianças em risco.

A formação é outra das componentes do projecto que já permitiu certificar competências de quatro dezenas de pessoas, na maioria futuros monitores da rede.

O investimento ronda 140 mil euros, sendo apoiado em 70 por cento no âmbito do programa Aveiro Digital. 

Foto de Fausto Correia
Veja mais fotos deste artista

 

Data de introdução: 2005-11-05



















editorial

Confiança e resiliência

(...) Além disso, há um Estado que muito exige das Instituições e facilmente se demite das suas obrigações. Um Estado Social não pode transferir responsabilidades para as Instituições e lavar as mãos quanto...

Não há inqueritos válidos.

opinião

José Leirião

A necessidade de um salário mínimo decente
Os salários, incluindo os salários mínimos são um elemento muito importante da economia social de mercado praticada na União Europeia. Importantes disparidades permanecem...

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Muitos milhões de euros a caminho
O País tem andado a ouvir todo um conjunto de ideias com vista a serem aproveitados os muitos milhões de euros provenientes da Europa. Sobre o que é preciso fazer as coisas parecem...