ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE COIMBRA

Exposição «Diamonds and Rust» para ver até ao próximo dia 21

«Diamonds and Rust» são quatro dezenas de pinturas, da autoria dos utentes da Sala O2, do Centro de Atividades Ocupacionais da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).
A exposição decorre no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, e está patente até ao próximo dia 21 de julho.
Criadas com recurso às técnicas da colagem, relevos, folha de cobre, pintura, ferrugem e stencil, as obras podem ser vistas e adquiridas, de segunda a sexta (das 8H00 às 18H00).
«Diamonds and Rust» tenta suscitar em cada visitante uma interpelação de ideias pré-concebidas em torno dos conceitos de beleza e fealdade. Estendendo a metáfora para o processo criativo que originou este conjunto de trabalhos, procura-se mostrar como uma realidade mais áspera e suja (a «ferrugem» do título) pode levar ao brilho e à luz (os «diamantes» que são cada um dos utentes envolvidos e as suas obras).
Trata-se da sexta exposição coletiva dos utentes da Sala O2, tendo sido já dadas a conhecer coleções dedicadas à linoleogravura, à pintura, à monotipia, à escultura, aos brinquedos de mola ou aos fantoches.
A apresentação pública de trabalhos artísticos ou produtos manufaturados é uma forma de apoiar e fomentar o processo inclusivo, em linha com a missão da APCC de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nos que têm deficiência ou incapacidade.
A Sala O2, que funciona na Quinta da Conraria, é frequentada por pessoas com significativas limitações da atividade e restrições na participação, mas empenhadas em trabalhar – com ou sem adaptações – e mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer.
A inauguração aconteceu perante colaboradores da Associação e os primeiros visitantes, com a presença de Fernando Filipe de Oliveira, presidente da Direção, e António Valente, professor de artes plásticas e responsável pelo projeto SOCRIN – Socialmente, Criativo e Inclusivo, em que esta iniciativa se insere e que procura contribuir para a visibilidade social deste grupo de pessoas.

 

Data de introdução: 2019-07-17



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...