PROTOCOLOS RSI

As conclusões e propostas saídas da reunião nacional da CNIS

A CNIS promoveu uma reunião nacional com as IPSS que desenvolvem Protocolos RSI, na sequência da receção de informações e preocupações de diversas associadas relativamente ao desenvolvimento desses mesmos protocolos.

Tendo sido identificado que os constrangimentos sentidos pelas associadas seriam comuns às demais instituições que desenvolvem tais protocolos e, por isso, teriam expressão nacional, a CNIS

entendeu ser de elevada importância: Proceder a um levantamento sobre o desenvolvimento dos Protocolos RSI; Expor o problema e as preocupações ao MTSSS – Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dando conhecimento das iniciativas da CNIS; Promover uma reunião nacional com as IPSS com Protocolos RSI.

O SOLIDARIEDADE deu conta dessa reunião nacional (edição outubro'18) na qual foi apresentado o estudo efetuado junto de 81 IPSS, de um universo de 115, que têm Protocolo RSI.

No final do encontro, que decorreu em Fátima, a CNIS reuniu um conjunto de Conclusões e Propostas, um documento que, entretanto, foi enviado à Presidência da República, ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e à Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social.

 

Data de introdução: 2018-10-15



















editorial

CONTA SATÉLITE DA ECONOMIA SOCIAL

1. No passado dia 19 de julho, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística - INE, foram divulgados os resultados da terceira edição da Conta Satélite da Economia Social, relativa ao ano de 2016.

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Sobre a idade da reforma
Em Portugal, em 1960, a esperança de vida era de 63 anos; em 1980, de 71 anos; em 2000, de 76 anos; e, em 2018, atingiu-se os 81 anos. Significa que nos anos sessenta do século passado, em...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

A ONU e os seus desafios
Um dos grandes motivos de justificado orgulho invocados pelo nosso país, a nível internacional, é o facto de o cargo de Secretário Geral da ONU ser ocupado por um...