AGENDA DE GERONTOLOGIA

«Aprender, Envelhecer… SER»

A Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer… SER» 2017, da autoria de Sandra Paula Barradas e Albertina Lima Oliveira, para além de ser um instrumento de organização pessoal, apresenta uma vertente social, relacionada com o envelhecimento e com as melhores práticas gerontológicas, mas também solidária, uma vez que parte do valor das receitas reverte para a Alzheimer Portugal.
O grande objetivo das autoras é oferecer aos leitores (cidadãos em geral e cuidadores formais e informais de pessoas idosas em particular) um recurso prático, inspirador, com informação atualizada, rigorosa e credível, no âmbito de diversas temáticas gerontológicas, acompanhar nas atividades do dia-a-dia, ajudar a repensar as temáticas e práticas gerontológicas e promover o envelhecimento ativo e bem-sucedido.
Não aspirando ser um recurso que ofereça respostas cabais, pretende simplesmente facultar pistas e suscitar mais interesse e curiosidade da parte dos técnicos para com as diversas temáticas gerontológicas e inspirar intervenções mais eficazes e adequadas ao seu público-alvo: adultos idosos.
Assim, a agenda integra um conjunto de ferramentas com aplicabilidade prática que visam enriquecer a ação dos diversos técnicos que desenvolvem o seu trabalho com pessoas de idade avançada em várias instituições e contextos, inclusivamente em áreas de investigação mais recente.
Para além de um instrumento de planificação e organização pessoal, a Agenda de Gerontologia, organizada em torno de 12 temáticas, permitirá que o trabalho dos técnicos venha a ser desenvolvido com maior solidez, já que lhes proporcionará informação relevante sobre a forma como desenvolver um trabalho mais fundamentado cientificamente, ou seja, mais rigoroso.
As 12 temáticas, que servem de separador, são: intervenções com pessoas idosas; intergeracionalidade; alimentação; saúde e prevenção vascular; educação emocional; mindfulness; demências; cuidadores; polimedicação; intervenção no luto; design e arquitetura de espaços para pessoas idosas; e soluções de base tecnológica.
A agenda é um produto das Edições Alma Letra, editada em Dezembro de 2016 e, desde então, faz parte do quotidiano de centenas de estudantes, profissionais e instituições da área do envelhecimento que a utilizam como ferramenta de trabalho diária. Apesar de estarmos a meio do ano, a Agenda de Gerontologia 2017 continua a ser procurada pelos seus conteúdos, pois a informação que contém tem como base a investigação mais recente, atualizada e credível.
Para além disto, na Agenda o utilizador pode encontrar artigos temáticos, modelos de boas práticas, pistas para intervenção e poemas e reflexões e ainda diversos recursos como bibliografia, filmografia, webgrafia, redes de apoio e sugestões de atividades direcionadas para o trabalho com os seniores.
A Agenda pode ser adquirida através das Edições Alma Letra (almaletra.edicoes@gmail.com) sem qualquer encargo com portes (Portugal Continental e Insular).

 

Data de introdução: 2017-08-01



















editorial

Qualidade e Qualificação

O que quer que se faça nas Instituições de Solidariedade, seja ao nível dos processos de gestão, seja ao nível dos recursos humanos ou doutros recursos, não constitui um fim em si mesmo, mas sim instrumentos para atingir o fim...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Dignidade e Direitos Humanos
Vivemos tempos conturbados em que a supremacia do poder económico e financeiro sobre o poder político se vai impondo, atirando para as periferias da pobreza e das várias...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Estados Unidos e Rússia: uma relação menos clara
Nos anos que mediaram entre o fim segunda guerra mundial e o desaparecimento da União Soviética, as relações entre a Rússia e os Estados Unidos foram sempre muito claras....