PADRE JOSÉ MAIA

Indicadores de confiança (?)

Decididamente, esta é uma frase que anda na moda, escrita e falada em tudo quanto é sítio, papagueada, dia noite, por todos os comentadores da nossa praça.

Afinal, de que confiança falamos?

O Primeiro-Ministro, ao apresentar os seus argumentos para poder formar Governo e conduzir o país na senda do crescimento económico como forma de contrariar a austeridade, com apoio dos partidos à sua esquerda, prometeu para 2016 um crescimento económico de 2,6%. Formou-se o Governo e começaram de imediato as medidas para atingir esta meta. Entretanto, passados poucos meses, acontece que, a correr bem, em vez dos 2,6%, o tal crescimento não passa dos 0,9% Agora dizem-nos que está a crescer menos, mas ainda assim estes dados devem ser considerados como indicadores de confiança!

Com horizontes de confiança nestes termos e percentagens, considerando-os um sinal de confiança, estamos conversados!

É certo que há indicadores efetivos de retoma de outra confiança que começa a querer regressar ao país, após os duros anos de austeridade dos últimos anos, provocados pela necessidade de obrigar os portugueses a pagar os desmandos de sucessivos Governos que nos levaram à necessidade de recorrer à troika! E o anterior Governo, ao querer andar depressa demais…exagerou na dose!

E esta confiança que dá provas de querer regressar às nossas vidas pessoais, familiares e até nacionais, qual sol após violentas tempestades, curiosamente, fica a dever-se às glórias desportivas da nossa seleção nacional de futebol, de hóquei patins e outras. O canto do hino nacional, acompanhado do içar da nossa bandeira, dentro e fora do país, são expressões reveladoras de que, para além de governos que nos desgovernam, há um povo que ainda é nobre e uma nação que será sempre imortal!

Goste-se ou não…o fenómeno de popularidade do Presidente Marcelo aí está para demonstrar que se podem desempenhar altas funções de Estado com afeto e respeito pelo povo, merecendo a sua confiança.

Mas, para isso, o mesmo povo a quem disseram que é ele que ordena, deve reclamar o direito de ser ele a poder eleger quem o respeita e a negar-se a colocar cruzinhas em boletins de voto onde os partidos colocam pessoas que ninguém conhece e a quem, na hora da verdade, nunca podem pedir contas do que fazem e não fazem!

Depois, temos ainda indicadores de abuso de confiança, como é o caso da “ditadura fiscal”, que anda a lançar impostos sobre tudo o que mexe (ou até não mexe, como é o caso do IMI), comportando-se como uma “espremedeira vinícola” que vai apertando os contribuintes até que eles entendam que vivem para assegurar a sobrevivência do Estado e todos os seus desmandos (as “reversões” são bonitas, até poderão ser justas…mas são pagas à custa de quem)?

Por fim: indicadores de confiança, mesmo, são o retorno da natalidade, com alguma consistência e o turismo que, graças ao bom tempo e à hospitalidade dos portugueses, nos vai trazendo atividade económica a sério, daquela que nós precisamos. É que, sem atividade económica que não crie receitas, não se torna possível, como pretendem certos aprendizes de política e de sindicatos, garantir empregos com salários justos… a não ser que sejam eles a criar tais postos de trabalho, mas não à pala do Estado, que terão de ser sempre os nossos impostos a pagar! Porque é que os sindicatos não desenvolvem eles mesmos (e não à pala do Estado) atividades económicas, assumindo-se como patrões, e mostrando como as suas teses reivindicativas sobre os outros afinal são podem ser viáveis?

 

Pe. José Maia

 

 

Data de introdução: 2016-09-08



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...