EM COIMBRA

Previdência Portuguesa vai criar creche-berçário

A associação, sediada em Coimbra, comemorou 76 anos de existência. Na cerimónia, foram homenageados os dez sócios mais antigos.

A Previdência Portuguesa deverá proceder, ainda este ano, ao início da construção de uma creche–berçário junto ao jardim infantil que inaugurou na Fonte do Castanheiro em 1989. Esta foi, pelo menos, a grande convicção demonstrada presidente da direcção daquela associação, Pina Monteiro, durante as comemorações do 76º aniversário.

“O projecto foi entregue na Câmara Municipal de Coimbra em 2004 e pretendemos dar início à construção do edifício ainda este ano”, afirmou Pina Monteiro. Desejo que é partilhado pelo director do Boletim, o vereador com o pelouro da Cultura da autarquia, Mário Nunes.
Para este responsável, a criação da creche–berçário vai complementar o jardim infantil - construído na Fonte do Castanheiro por aquela ser uma zona com falta de infra–estruturas destinadas à população infantil -, que acolhe, actualmente, 104 crianças.

Esta foi, aliás, uma das valência da associação salientadas por Mário Nunes, que disse que o principal objectivo da Previdência é “ajudar as pessoas que mais precisam”, através de, por exemplo, assistência médica. “Treze pessoas, entre as quais médicos, advogados, comerciantes, oficiais do exército e bancários, tiveram a ousadia de fundar uma associação numa altura em que a ditadura salazarista estava em todo o seu vigor”, recordou o director do Boletim, salientando que a Previdência Portuguesa conta com 10 mil associados, alguns dos quais de França e do Brasil.

O 76.º aniversário, com cujas cerimónias encerraram as Bodas de Diamante, foi ainda pretexto para a Previdência homenagear os dez sócios mais antigos, todos com mais de 90 anos.

 

Data de introdução: 2005-01-20



















editorial

Conclusões do Seminário da CNIS

Com momentos repletos de experiências e realidades distintas que deu voz às Instituições, o seminário abriu espaço à reflexão, avançou com a clarificação de conceitos e a identificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A resposta das IPSS às alterações climáticas
No princípio do próximo mês de dezembro, no Dubai, realiza-se mais uma Conferência da Convenção-Quadro sobre as Alterações Climáticas, conhecida...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Medir e diminuir o isolamento. Sobre as comunidades cuidadoras.
Durante o mês de outubro, a GNR voltou à estrada para concretizar o “Censos Sénior”, que realiza desde 2011. Este ano sinalizou mais de 44 mil idosos a viver sozinhos ou...