ADOLESCÊNCIA

Comportamentos suicidários dos jovens são pedidos de ajuda

“Há muitos jovens que fazem tentativas de suicídio e auto-mutilações”, revelou o presidente do Núcleo de Estudos do Suicídio (NES). No entanto, o número de suicídios de jovens tem diminuído em Portugal.

"Existem muitos jovens que fazem tentativas de suicídio e que fazem auto-mutilações, devidas a mal-estares psicológicos de inquietação e de ansiedade que necessitam de uma resposta por parte dos educadores e dos profissionais de saúde", adiantou Daniel Sampaio à margem do Congresso da Adolescência, que decorreu em Lisboa.

Dados do Núcleo de Estudos do Suicídio indicam que muitas intenções ou tentativas de suicídio não chegam aos serviços de psiquiatria ou a técnicos de saúde devido ao estigma que se encontra associado ao tratamento psicológico e psiquiátrico. Por isso, é importante que existam outros serviços na comunidade que promovam a ajuda e o encaminhamento, desmistificando preconceitos e ideias erradas, refere o NES.

Para Daniel Sampaio, estas tentativas de suicídio ou auto-mutilações "são pedidos de ajuda que devem ser atendidos e não considerados de menos importância". "Tratar esses jovens por vezes é difícil, porque existem muitos problemas associados", sublinhou o psiquiatra de adolescentes, explicando que normalmente são jovens deprimidos com problemas familiares e com dificuldades de inserção junto dos colegas.

 

Data de introdução: 2004-12-18



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...