ADOLESCÊNCIA

Portugal é o segundo país europeu com mais casos

Especialistas em planeamento familiar criticaram a falta de medidas sociais para travar a gravidez na adolescência em Portugal, o segundo país europeu com mais casos, salientando que não chega investir apenas na área da saúde.

"Precisamos de políticas sociais dirigidas às famílias e aos jovens. Isso é que vai prevenir a gravidez na adolescência e as melhorias dos cuidados perinatais", afirmou Fátima Xarepe, assistente social da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), à margem do seminário "Meninas e Meninos do Mar", que decorre até em Lisboa.

Se estes apoios sociais não existirem, podem andar imensas equipas multidisciplinares a trabalhar estas questões que a situação social vai manter-se, com tendência a agravar-se, acrescentou.

Também presente no seminário, Sílvia Graça, representante da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, adiantou que entre 1957 e 2002 os valores dos números de gravidezes na adolescência têm-se mantido iguais em termos absolutos, "apesar do que tem sido feito". Segundo Sílvia Graça, Portugal tem a segunda maior taxa de gravidez na adolescência da União Europeia, sendo apenas superado pela Inglaterra.

 

Data de introdução: 2004-12-01



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...