CARTA ÀS INSTITUIÇÕES

Março de 2014

SENHOR (ª) PRESIDENTE

Comunicação mensal como simples contributo para manter todas as Instituições e todos os dirigentes informados e irmanados no mesmo espírito e na mesma determinação…
A informação favorece a comunhão. A comunhão reforça o Sector. O reforço consubstancia a esperança.

1. ASSEMBLEIA-GERAL

Com início às 9:45 horas do dia 22 de Março, Sábado, no Hotel Cinquentenário, em Fátima, decorrerá a assembleia-geral ordinária da CNIS, cuja Convocatória e Ordem de trabalhos seguem juntamente com esta Carta.
Seguem também: o "Relatório de Atividades" e as “Peças Finais de Apresentação de Contas” de 2013.

Convocada para as 11 horas do mesmo dia, decorrerá uma assembleia-geral extraordinária, para deliberar sobre uma proposta da Direção, de  aquisição de bens imóveis, - art.º 58º, 1, alínea d) do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, aprovado pelo Decreto-Lei nº 119/83, de 25 de Fevereiro.

As assembleias-gerais são momentos altos das Instituições. É de todo conveniente que compareça e que tudo faça para que também as assembleias-gerais da sua Instituição e da sua União Distrital ou Regional sejam muito concorridas. A participação nas assembleias-gerais favorece o envolvimento dos associados na vida das Instituições.

2. CNIS - SIRFTEX
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO


No dia 5 de Março foi celebrado um Protocolo entre a CNIS e a SIRFTEX- Comércio e Indústria.
Sem ónus para as Instituições ou para a CNIS, com este protocolo a SIRFTEX coloca à disponibilização da CNIS e das suas associadas as seguintes condições e vantagens:
1 – Acesso a todos os produtos da marca PISCIS em catálogo ou fora do catálogo anual, com ausência de limites de quantidade e ou volume de compras;
2 – É atribuído automaticamente à instituição associada da CNIS um plafond de compras no valor de 500,00 €, com prazo de pagamento igual a 60 dias a contar da data de fatura;
3 – Desconto automático de 5% sobre o preço base, em todos os produtos em catálogo da marca PISCIS;
4 – Acesso direto como cliente à plataforma digital da Loja On-Line da PISCIS, com as vantagens que esta modalidade comercial vai oferecendo ao longo do ano, com promoções e vendas de stocks;
5 – Atribuição de 0,5% do valor das vendas anuais resultantes da aplicação deste protocolo, valor aferido, validado e cobrado a 31 de Dezembro de cada ano civil, em produtos da marca PISCIS, a titulo de participação em campanha de solidariedade a organizar em conjunto com a CNIS.


3. RNCCI

Perspetiva-se a celebração de acordos de cooperação no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados em três períodos deste ano.
Estando a decorrer uma boa parceria com a União das Misericórdias, a CNIS está a desenvolver aturadas diligências para que as IPSS não fiquem para trás. Importa que as Instituições que estão a equipar-se para respostas de média e longa duração e convalescença mantenham a CNIS informada.

A RNCCI, que se constitui como um novo modelo organizacional criado pelos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, é formada por um conjunto de instituições públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social. Estas novas respostas promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.


Com os cumprimentos.


Porto, 6 de Março de 2014


O Presidente da CNIS

___________________
(Lino Maia, padre)

 

Data de introdução: 2014-03-10



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...