Programa oficial da visita de Bento XVI

O Papa Bento XI visita Portugal de 11 a 14 de Maio de 2010. Bento XI vai uma agenda muito preenchida. Visitará várias cidades do nosso país, fará sete discursos e três homilias. O programa da visita será o seguinte:

11 de Maio – Terça-feira
Bento XVI sai de Itália às 8h50 de dia 11, do aeroporto internacional Leonardo da Vinci, Roma, prevendo-se a chegada ao aeroporto de Lisboa às 11h, onde ocorre o acolhimento oficial e Bento XVI faz um discurso. Parte do aeroporto da Portela em "papamóvel" rumo à Nunciatura Apostólica, onde pernoitará, passando pela alameda das Comunidades Portuguesas, rotunda do Relógio, avenida Gago Coutinho, avenida dos Estados Unidos da América, Entrecampos, avenida da República, Saldanha, avenida Fontes Pereira de Mello, rua Latino Coelho e avenida Luís Bívar.
Depois, o Papa seguirá em viatura fechada para Belém, onde, às 12h45, frente ao Mosteiro dos Jerónimos recebe as honras militares devidas aos chefes de Estado, e com o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, fará uma visita, às 13h30, ao mosteiro, de onde seguirá para a recepção oficial do Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém. Antes da missa no Terreiro do Paço, Bento XVI viajará de "papamóvel" entre a nunciatura apostólica, na avenida Luís Bívar, e a praça do Comércio, estando visível em todo o percurso.
Num tempo estimado de meia hora, percorrerá, assim, a partir das 17:30, a avenida Luís Bívar, rua Pinheiro Chagas, avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, rua do Ouro, rua do Comércio, praça do Município e rua do Arsenal, até ao Terreiro do Paço.
Ao final do dia, às 18h15, o Papa preside a uma missa no Terreiro do Paço, onde vai proferir a homília. Nesta celebração vai ser lida uma mensagem de Bento XVI comemorativa do 50.º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo Rei, de Almada. Após a missa, regressa igualmente de "papamóvel" à avenida Luís Bívar, passando pela rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, Restauradores, avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, avenida Fontes Pereira de Melo e rua Latino.

12 de Maio – Quarta-feira
No segundo dia de visita a Portugal, 12 de Maio, ainda em Lisboa, o Papa participa numa missa, em privado, na capela da Nunciatura Apostólica, às 07h30. Pelas 10h00, Bento XVI encontra-se com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, onde discursa. Duas horas mais tarde, tem um encontro com o Primeiro-Ministro, José Sócrates, na Nunciatura Apostólica, local de onde Bento XVI se despede às 15h45.
O Papa deixa Lisboa às 16h40, seguindo de helicóptero, do aeroporto internacional da Portela para Fátima, onde chega às 17h10 ao heliporto do parque do novo estádio municipal. Vinte minutos depois, Bento XVI visita a Capelinha das Aparições e acontecerão as vésperas com presbíteros, religiosos, seminaristas e diáconos, na Igreja da Santíssima Trindade. Bento XVI participará na recitação do rosário e bênção das velas. Um discurso de Bento XVI está programado para a cerimónia da bênção das velas no Santuário de Fátima, a partir das 21h30.

13 de Maio – Quinta-feira
No dia 13, o Papa preside, a partir das 10h00, à missa que encerra mais uma peregrinação internacional do Santuário de Fátima, onde profere a homília e saúda os peregrinos. No final das celebrações, às 13h00, Bento XVI almoça com os bispos de Portugal e com o séquito papal na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima. Bento XVI encontra-se depois, às 17h00, na Igreja da Santíssima Trindade, com as organizações da pastoral social, onde discursa, o mesmo sucedendo no encontro com os bispos nacionais às 18h45, na Casa Nossa Senhora do Carmo.
Bento XVI despede-se da Casa Nossa Senhora do Carmo, onde vai ficar alojado, às 08h00 de dia 14, seguindo para o heliporto de Fátima onde o aguarda o helicóptero que, 40 minutos mais tarde, o vai transportar para o Porto.

14 Maio – Sexta-feira
O Papa chega ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar pelas 09h30 e às 10h15 está na Avenida dos Aliados, onde decorre uma missa na qual vai igualmente proferir a homilia.
A cerimónia de despedida está agendada para as 13h30, no aeroporto internacional Sá Carneiro, onde Bento XVI faz o último discurso em Portugal.
A partida do avião que levará Bento XVI para Roma está prevista para as 14h00, prevendo-se a chegada ao aeroporto de Ciampino, Roma, pelas 18h00.

 

Data de introdução: 2010-05-05



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...