MUSEU DO PÃO EM SEIA

Uma exposição também para os invisuais

No Museu do Pão, em Seia, até Abril de 2005, os invisuais podem "ver", através do tacto, a exposição de bustos de todos os reis portugueses esculpidos em massa de pão.

 

As obras estão expostas em vitrinas sem vidro de protecção, permitindo aos visitantes invisuais tocá-las e apreciá-las de acordo com a sua condição.

 

António Quaresma, director da instituição afirmou que "é importante que eles possam ver, na sua dimensão, as obras realizadas pela oficina de arte do museu, distinguir a diferença entre as figuras, naturalmente sempre acompanhados da explicação de um guia sobre a figura representada".

 

Trata-se da primeira exposição que o Museu Nacional do Pão realiza com este fim.

A mostra, intitulada "O Caminho dos Reis de Portugal", reúne 34 trabalhos evocativos dos monarcas que governaram Portugal ao longo de nove séculos.

 

É uma "homenagem àqueles cujo caminho foi também o nosso caminho como povo, pelo que relembrá-los é, também, relembrar a nossa História, o nosso património", assinalou António Quaresma.

 

Data de introdução: 2004-10-21



















editorial

Financiamento ao Sector Social

Saúda-se a criação desta Linha de Financiamento quando, ao abrigo do PARES ou do PRR, estão projetadas ou em curso importantes obras no âmbito da transição ambiental e da construção ou requalificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda do Trabalho Digno – um desafio às IPSS
Durante muitos anos, dirigi, com outras pessoas, uma IPSS. Em um pouco mais de metade das suas valências os utentes não pagavam. Nessas, os acordos de cooperação celebrados com o...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o...