26 E 27 DE OUTUBRO 2007

Seminário sobre Anti-discriminação para ONGs e Sindicatos

No âmbito das actividades promovidas pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IED) em Outubro de 2007 realiza-se em Lisboa um seminário sobre anti-discriminação dirigido a Organizações Não Governamentais e a Sindicatos. Conceitos e terminologias sobre discriminação, directivas europeias, legislação nacional, políticas anti-discriminação, procedimentos judiciais, valências de apoio e medidas de sensibilização são algumas das questões previstas no programa do seminário.

"O Seminário faz parte do projecto financiado pela Comissão Europeia subordinado ao tema: “Formação em Anti-Discriminação e Diversidade” (VT/2006/009). O projecto é dirigido pela Human European Consultancy (www.humanconsultancy.com) em parceria com o Migration Policy Group (www.migpolgroup.com) e decorre em todos os Estados Membros e na Turquia.

O IED – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento é o parceiro deste projecto em Portugal e responsável pela realização de um seminário nacional de dois dias que terá lugar em 26 e 27 de Outubro no Altis Park Hotel, em Lisboa.
Tanto este seminário (e outros que se realizarão posteriormente) serão orientados por 6 formadores de Portugal, os quais foram preparados por um grupo internacional de especialistas.

O seminário destina-se às ONG e Sindicatos que desenvolvem ou pretendem desenvolver actividades no combate à discriminação em razão da Raça ou Origem Étnica, Idade, Deficiência, Religião ou Crença e Orientação Sexual.

O seminário tem como objectivo o desenvolvimento das capacidades da sociedade civil para combater a discriminação."

Programa

"O programa, desenvolvido por um grupo internacional, cobre os seguintes temas:

1. Conceitos-chave de discriminação constantes das directivas europeias anti-discriminação (discriminação directa e indirecta, âmbito de aplicação material, ónus da prova…) 2. Actuação das ONG e Sindicatos no aumento da sensibilização, no diálogo com o governo, no apoio às vítimas e/ou nos procedimentos judiciais 3. A situação nacional da legislação e políticas (onde se dirigir, como apresentar queixas, etc.)"

Para mais informações e procedimentos de inscrição, PF contactar

IED - Instituto de Estudos para o
Desenvolvimento
Att. Alexandra Rosado
rosadoalexandra@clix.pt
Av. Eng. Arantes e Oliveira, nr, 5 – 3.º B
1900-221 Lisboa
Portugal
www.ied-pt.org

 

Data de introdução: 2007-09-24



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...