23.º ANIVERSÁRIO DA AML VOLTADO PARA OS MAIS IDOSOS

Vereador da Habitação anunciou: Famalicão vai ter residências assistidas para idosos

A AML celebrou no passado dia 25 de Maio o seu 23.º Aniversário, desta vez voltado para a população mais idosa. Um Seminário realizado naquele dia, no Auditório da Biblioteca Municipal, colocou na ordem do dia a problemática deste sector etário da população.

Foram apresentados por algumas especialistas, convidadas para o efeito, diversos conceitos da terceira e quarta idades, serviços especializados de apoio ao domicilio, Lar e Centros-de-Dia e, por fim, quatro experiências, bem sucedidas, de trabalhos realizados com idosos, partilhadas pelas instituições da Associação de Moradores das Lameiras e Santa Casa da Misericórdia na cidade de V.N. de Famalicão, Associação Engenho, em Arnoso Santa Maria e Casa de Giestais da ATC em Joane.

Um casal de idosos apresentou a sua experiência de vida e o significado que tem para eles viverem na sua residência pessoal com qualidade de vida, sem necessidade de recorrer às instituições.

Este Seminário foi realizado em parceria com Faculdade de Ciências Sociais da UCP e coincidiu com a finalização do estágio, em Serviço Social, de Ana Tinoco e Cristiana Oliveira, que decorreu no Sector de Idosos da Associação de Moradores das Lameiras.

A Sessão de Encerramento, prevista para o recinto das Lameiras, realizou-se no Centro Social e Comunitário das Lameiras, devido ao tempo incerto que se fazia sentir. Nesta Sessão, presidida pela Directora do CDSS de Braga, Dra. Maria do Carmo Antunes, foram anunciadas algumas novidades para os idosos do Concelho de Vila Nova de Famalicão. O Vereador da Habitação, Jorge Paulo Oliveira, que se encontrava presente na mesa, referiu que a Câmara Municipal vai lançar, a médio prazo, um novo equipamento de assistência a idosos: “As residências assistidas”. Trata-se de um projecto, segundo referiu, que se encontra em estudo e que envolve uma parceria público-privada. O autarca, sublinhou ainda a ne¬cessidade de ser implementado no distrito de Braga o Programa de Conforto Habitacional para Idosos, que está, de momento, em fase de projecto-piloto, em Bragança.

Conforto Habitacional para idosos
Jorge Paulo Oliveira, deu os parabéns à AML por «23 anos de excelência no apoio à comunidade», lem¬brou que, nos últimos anos, o concelho de Famalicão registou um crescimento de 48 por cento no número de idosos e um decréscimo de 10 por cento na natalidade.
Mostrando-se preocupado com estes dados, o vereador da Habitação manifestou a sua apreensão actual no conforto habitacional das camadas mais velhas da população.

Por sua vez a directora do Centro Regio¬nal de Segurança Social de Braga, Maria do Carmo Antunes, regozijou-se com os 23 anos da AML e o serviço que esta instituição presta à Comunidade, pelo conjunto diversificado de valências que tem protocoladas com a Segurança Social, pelos serviços de qualidade que presta aos utentes, motivos mais que suficientes para participar neste aniversário. Referindo-se ao envelhecimento da população disse que «toda a gente fala de Braga como o distrito mais jovem do país e até da Europa, mas não têm presente que este mesmo distrito tem uma taxa de envelhecimento superior à média nacional».
Maria do Carmo Antunes referiu que o Governo se prepara para implementar noutras regiões do país o Programa de Conforto Habitacional para Idosos. Esperemos que o mesmo chegue ao distrito de Braga brevemente, referiu.

AML pretende alargar apoio a vítimas de violência

Na intervenção que proferiu o presidente da Direcção da AML, Jorge Faria, anunciou que a instituição está a negociar com a Câmara de Famalicão, ainda para este ano, a aquisição de mais uma habitação para acolher crianças e mulheres vítimas de violência doméstica, deste modo, será possível alargar a capacidade de resposta da “Casa Abrigo” e responder às necessidades desta realidade e aos apelos da própria Segurança Social. O Presidente da AML referiu também que, brevemente, avançarão as obras de recuperação das antigas instalações, começando pela parte sul/nascente, que permitirá transferir dos degradados pré-fabricados as actividades que ainda decorrem naquele espaço deteriorado. Nestas obras serão contempladas também as instalações do Grupo Desportivo e os Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social. Numa segunda fase serão construídas as tão ambicionadas 15 habitações de tipologia TO para pessoas idosas ou que vivam sozinhas, cujo projecto está pronto.

A Festa do Aniversário terminou com a actuação do Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Casa do Professor de Vila Nova de Famalicão e partilha do Bolo de Aniversário por todos os presentes a que se associaram as entidades convidadas.

 

Data de introdução: 2007-05-30



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...