Lar Familiar da Tranquilidade promoveu os JOGOS DA AMIZADE

O Lar Familiar da Tranquilidade, de Vila das Aves, organizou, na passada sexta-feira os “Jogos da Amizade”, juntando cerca de uma centena de idosos de quatro instituições sociais.

Participaram na iniciativa, que vai na terceira edição, além do lar anfitrião, o Centro Social de Acolhimento à Terceira Idade de Roriz, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e o Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro.

Os “Jogos da Amizade” decorreram da parte da tarde, num dia de sol e de calor que ajudou à boa disposição. Os idosos participaram em dois tipos de jogos. Uma das vertentes consistia na estímulo ao movimento físico, com jogos como a “Dança da Maçã”, “Bowling” ou o “Jogo do Chapéu”.
Apostou-se ainda em jogos mais vocacionados para a estimulação da memória. Um deles consistia na visualização de objectos, memorização e posterior referência aos mesmos. Os participantes foram ainda incentivados a recordar e recitar provérbios antigos e bem conhecidos e ainda, a este nível, incentivou-se ainda a recitação de provérbios e de cantigas tradicionais, animando a tarde.

Nos “Jogos da Amizade” não houve vencedores, nem vencidos, mas não deixou de ser entregue a cada instituição participante um troféu simbólico e evocativo da iniciativa. Tratou-se de uma taça, feita pelos utentes do Lar Familiar da Tranquilidade, com material de desperdício, nomeadamente um copo e uma garrafa de plástico.
A festa terminou com a distribuição de um lanche e de um bolo alusivo ao evento.

 

Data de introdução: 2007-05-30



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...