31 DE MARÇO

Dia Nacional do Doente com AVC

Esta sexta-feira, 31 de Março, celebra-se o “Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral”.
A SPAVC organiza, em colaboração com a Farmalux, acções nacionais de informação e sensibilização, dirigidas à população portuguesa, sobre a primeira causa de morte em Portugal.

Nestas acções é feito o rastreio dos principais factores de risco vascular e sessões didácticas para o público. Os locais para este ano são: Porto, Odivelas, Braga, Santarém, Ponte de Lima, Macedo de Cavaleiros e Covilhã/Fundão.

Em Portugal o AVC tem uma dimensão alarmante: a sua taxa de mortalidade é de cerca de 200/100.000 habitantes - o que corresponde a morrerem em cada hora 2 portugueses.

Sendo das mais elevadas na EU, é responsável pelo internamento de mais de 25.000 doentes por ano e por elevado grau de incapacidade – 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações nas actividades da vida diária.

Estes números ajudam a compreender a importância e o peso individual, familiar e social desta doença e reforçam a necessidade de implementar medidas para a combater, tal a finalidade das acções previstas para o Dia 31 de Março.

Essencialmente pretendem passar-se as seguintes mensagens:

A prevenção é fundamental
O AVC deve ser considerado uma urgência: 112 – Via Verde para o AVC – Unidade hospitalar de fase aguda.

Fonte: saude.sapo.pt

 

Data de introdução: 2006-03-30



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...