SAÚDE

Solidão faz subir tensão arterial

A solidão depois dos 50 anos aumenta o risco de hipertensão arterial, indica um novo estudo que assinala os benefícios para a saúde da companhia de familiares e amigos. A tensão arterial das pessoas mais solitárias do estudo era até três pontos mais alta do que os que viviam acompanhados, sugerindo, segundo os investigadores, que a solidão pode ser tão má para o coração como o excesso de peso ou a falta de exercício.

O estudo, realizado por cientistas da Universidade de Chicago com 229 homens e mulheres com idades entre os 50 e os 68 anos, vem publicado na edição da revista Psychology and Aging (Psicologia e Envelhecimento). Os resultados da investigação coincidem com os obtidos anteriormente por John Cacioppo, que é co-autor, com Louise Hawkley, do estudo agora divulgado.

Cacioppo descobriu em observações anteriores que a solidão nos jovens causa problemas nos vasos sanguíneos que se podem traduzir mais tarde em hipertensão arterial. No ano passado, uma investigação realizada por peritos da Universidade de Harvard relacionou a solidão nos homens com problemas associados a doenças cardíacas.

Os participantes neste estudo da Universidade de Chicago receberam um questionário com 20 perguntas em que se lhes pedia que descrevessem o seu grau de solidão ou falta dela. Pouco mais de metade dos participantes consideraram-se moderadamente solitários.

O grupo dos solitários registou uma tensão arterial superior à dos que se descreveram como menos sós. Nos que se definiram como muito sós, a tensão era entre um e três pontos superior à das pessoas acompanhadas.

29.03.2006

 

Data de introdução: 2006-04-05



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.