ANÚNCIO DE JOSÉ SÓCRATES NO PARLAMENTO

Complemento Solidário para Idosos a pagamento em Maio

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou, esta sexta-feira, dia 24, no habitual debate mensal na Assembleia da República, que o Complemento Solidário para Idosos, uma prestação extraordinária que visa ajudar a terceira idade com rendimentos mensais abaixo dos 300 euros, vai começar a ser pago já a partir de Maio. 

Falando no hemicíclo, Sócrates assumiu o combate à pobreza entre os idosos como «uma obrigação constitucional» e «uma prioridade clara», recordando que, actualmente, «30% dos nossos idosos são pobres», sobrevivendo «com um rendimento mensal abaixo dos 300 euros». «É para estes que tem de ir a nossa preocupação principal», sentenciou.
Com o objectivo de combater esta realidade, o Governo criou «o Complemento Solidário para Idosos (CSI)», «uma prestação extraordinária que, no prazo de uma legislatura, permitirá que deixem de existir idosos com rendimentos abaixo dos 300 euros por mês».

Destacando o facto de «antes de concluído o primeiro ano de mandato», o Governo ter já concluído «todo o trabalho técnico e legislativo, o primeiro-ministro revelou ainda que «foram já apresentados mais de 200 requerimentos» de idosos a pedir o CSI, sendo que os primeiros «vão começar a ser pagos já no próximo mês de Maio».

«O Governo decidiu encurtar os prazos, antecipando em um ano o pagamento do Complemento Solidário para Idosos. Assim, já em 2007, todos os idosos carenciados com mais de 65 anos poderão requerer o complemento.» 

Fonte: Diário Digital

 

Data de introdução: 2006-02-28



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.