ASSEMBLEIA GERAL DA CNIS

Compromisso de Cooperação centrou atenções das associadas

A CNIS reuniu em Assembleia Geral ordinária, em Fátima, no derradeiro sábado de março, um encontro que tinha como ponto de partida a apresentação e votação do Relatório do Programa de Ação 2024 e ainda as Contas da Confederação relativas ao ano transato. Apresentados os documentos, a assembleia foi unânime na sua aprovação.
Seguiu-se a intervenção inicial do presidente da CNIS, que consistiu, essencialmente, num relato do que foi o processo negocial do Compromisso de Cooperação para o Sector Social Solidário 2025-2026, assinado no passado dia 18 de março, e como se chegou aos valores finais plasmados no acordo.
De seguida, diversos dirigentes de instituições associadas deram voz a algumas das suas preocupações e dos seus desafios presentes, muitos decorrentes do referido Compromisso, por não verem refletidas nele as respostas que desejam.
Já na reta final da Reunião Magna, o padre Lino Maia remeteu mais esclarecimentos sobre o Compromisso de Cooperação 2025-2026 para as Sessões Explicativas que a CNIS está a promover e cuja primeira é já segunda-feira (dia 31 de março), no Amarante Cine-Teatro, em Amarante (das 10h00 às 12h30). Seguem-se: Viseu (Centro Sócio-Pastoral) - 2 de abril (das 10h00 às 12h30); Lisboa (Voz do Operário) - 8 de abril, das 10h30 às 13h00; e Beja (NERBE - Núcleo Empresarial da Região de Beja) - 9 de abril - das 10h00 às 12h30.
Mais pormenores na próxima edição do Solidariedade.

 

Data de introdução: 2025-03-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...