PRÉMIO CIDADANIA, SOLIDARIEDADE E VALORES HUMANOS

Eleutério Alves e Paula Pimentel distinguidos pelo Município de Bragança

Eleutério Alves, vice-presidente da CNIS, e Paula Pimentel, presidente da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança, foram homenageados pela autarquia brigantina, que lhes atribuiu Prémio Município de Bragança - Cidadania, Solidariedade e Valores Humanos.
A homenagem, que abrangeu mais 15 “ilustres amigos de Bragança, decorreu, no dia 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Bragança, e encerrou as comemorações do 560º aniversário da cidade, a nona mais antiga de Portugal.
“Quero agradecer a todos os homenageados que, na sua área de formação, do seu trabalho ou com os seus hobbies, contribuíram para a valorização e projeção do nome de Bragança”, afirmou Paulo Xavier, edil de Bragança em exercício, na sessão solene.
O Prémio Município de Bragança foi atribuído a Eleutério Alves “como forma de distinguir o mérito e o trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longo de mais de 60 anos, em diversas áreas, fazendo a diferença na vida de muitos cidadãos, através do desempenho de funções em várias entidades e instituições deixou uma marca indelével na região”.
Depois do Ensino e passagens pela Segurança Social, Câmara Municipal e outras entidades, Eleutério Alves, após seis anos como vice-provedor, liderou a Santa Casa da Misericórdia de Bragança ao longo de 25 anos, tendo deixado o cargo de provedor no arranque de 2024.
Na área social ainda, foi presidente da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB) e liderou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, do concelho de Bragança.
Foi ainda deputado eleito à Assembleia Constituinte (1975/1976), pelo distrito de Bragança, e deputado eleito à Assembleia da República nas I, II e III Legislaturas (1980/1985), igualmente pelo distrito Natal.
Por seu turno, Paula Pimentel foi agraciada pela autarquia “como forma de distinguir o mérito e o trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longo de 25 anos, na área social, sobretudo no que diz respeito a crianças e idosos”.
Com vasta formação na área de gestão de organizações sem fins lucrativas, mas também em psicologia e educação, Paula Pimentel está, desde 1998, ligada à Fundação Betânia - Centro de Acolhimento e Formação, em Bragança, onde é diretora de serviços, acumulando a Direção-Técnica. Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Betânia e presidente da Direção da União das IPSS do Distrito de Bragança, desde 2015.
A distinção atribuída pelo Município de Bragança a estes dois destacados dirigentes de IPSS, que desde cedo não enjeitaram assumir funções e responsabilidades em defesa, não só da «sua» IPSS, mas do conjunto de instituições que formam o Sector Social Solidário, “a almofada” da sociedade portuguesa, em especial, nos tempos mais apertados, é o reconhecimento de duas vidas dedicadas ao outro que, no fundo, personificam os milhares de dirigentes devotos à causa social.

 

Data de introdução: 2024-02-21



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.