DIREÇÃO DA CNIS DEIXA ORIENTAÇÃO A INSTITUIÇÕES SOBRE A 1/2 PENSÃO EXTRA DOS UTENTES

IPSS devem atualizar mensalidades em janeiro como habitualmente

Em reunião tida esta manhã, a Direção da CNIS abordou, entre outras questões, o procedimento a ter por parte das IPSS face à meia pensão que os seus utentes irão receber já este mês de outubro. Nesse sentido, emitiu uma reflexão/orientação que aqui se transcreve na íntegra.

"Face à questão de saber se as Instituições têm o direito ou podem reivindicar parte da meia pensão antecipada que as pessoas estão a receber, reunida hoje mesmo, a Direção da CNIS julga dever partilhar a seguinte reflexão/orientação:

Moralmente, as Instituições poderiam reivindicar parte dessa pensão antecipada. Porém, julga-se ser mais prudente atualizar as comparticipações dos utentes em janeiro próximo, considerando, então, os rendimentos atualizados dos utentes e o progressivo aumento dos custos, cumprindo o que está em vigor". 

 

Data de introdução: 2022-10-11



















editorial

ANO 2023: DIFÍCIL E DECISIVO

É com muitas dúvidas e algumas certezas que se perspetiva o ano agora iniciado, que poderá ser tão difícil quanto decisivo. 

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Novo Ano, novos e exigentes desafios para as IPSS
Antes de mais quero desejar, para 2023, todo o bem aos atuais e aos próximos Órgãos Sociais da CNIS, assim como a todas e todos que compõem a rede das IPSS, em Portugal. Ao...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

O significado de alguns dados do último recenseamento
Em cada dez anos o Instituto Nacional de Estatística responsabiliza-se por proceder à elaboração do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da...