PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS PARA AS IPSS

Ministra promete medida semelhante ao que foi feito no setor dos transportes

A terceira geração do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) representa o "maior investimento de sempre" no setor, no valor de 228 milhões de euros, disse a ministra da tutela.

"É o maior investimento de sempre que há em equipamentos e em respostas sociais" em Portugal, num total de "228 milhões de euros para a requalificação ou criação de novas respostas sociais para o envelhecimento e para pessoas com deficiência", disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho à Lusa em Almodôvar (Beja), após a assinatura do primeiro contrato no âmbito do PARES 3.0.

Ana Mendes Godinho adiantou que o programa aprovou um total de 649 candidaturas em todo o país, o que "significa, na prática, 22 mil pessoas abrangidas".

Questionada pela Lusa sobre as dificuldades sentidas pelas instituições sociais devido ao aumento dos custos com combustíveis, a ministra disse que está a ser preparada uma medida "à semelhança do que foi feito com o setor dos transportes", com "discriminação positiva para os territórios de baixa densidade".

"Espero amanhã [quarta-feira], em sede da Comissão Permanente do Setor Social e Solidário, ter a medida fechada", frisou.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esteve hoje no Alentejo, onde apresentou investimentos sociais, avaliados em 3,1 milhões de euros, na região.

Segundo um comunicado do Ministério, em Évora a governante participou na sessão de assinatura de termos de aceitação do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) na área da mobilidade verde social, no valor aproximado de 1,1 milhões de euros.

O programa vai financiar a aquisição de 46 viaturas elétricas para instituições sociais com apoio domiciliário e cooperação com a Segurança Social.

Ana Mendes Godinho inaugurou também um novo lar-residencial para pessoas com deficiência moderada ou profunda de ambos os sexos em Ourique (Beja), avaliado em quase 197 mil euros, e presidiu à cerimónia de assinatura de um contrato PARES 3.0 entre a Segurança Social e a Misericórdia de Almodôvar.

Trata-se de um investimento global de dois milhões de euros para obras de reabilitação do antigo centro de saúde desta localidade alentejana, onde será instalado um lar de Terceira Idade.

 

Data de introdução: 2022-05-04



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...