CENTRO DE BEM ESTAR SOCIAL DE GLÓRIA DO RIBATEJO

ERPI vai reforçar respostas sociais

O CBESGR – Centro de Bem Estar Social de Glória do Ribatejo, realizou no passado dia 19 de março no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, uma apresentação à Comunidade do trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos, e que vai agora ser reforçado, com a implementação da resposta social ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Este evento beneficiou da presença de algumas Entidades convidadas, de onde se destacou o Gabinete de Auditoria da CNIS, e seguiu a seguinte ordem:

O 1º ponto do Evento – Diagnóstico à Atividade Económica, Financeira e Funcional do CBESGR, da responsabilidade do Gabinete de Auditoria da CNIS, foi apresentado pela Dra. Joana Vaz, Senior Consultant responsável pelo gabinete, e pela Dra. Joana Ramos, Associate Consultant do referido Gabinete.

Da apresentação sintetizaram-se as seguintes conclusões: financeiramente a Instituição encontra-se razoavelmente equilibrada, com resultados de exploração positivos, sem problemas de liquidez na tesouraria, funcionalmente bem estruturada e com segurança para a implementação da resposta social ERPI.

O 2º ponto do Evento – Atividades da Instituição e apresentação pública de uma coleção de fotografias em 3D das obras a executar, para a implementação da ERPI. Este ponto foi apresentado pelo Presidente da Direção – Rogério Monteiro. Na 1ª parte da apresentação foi feita uma resenha histórica do CBESGR, das fases de crescimento e de alguns marcos históricos. Na 2ª parte foi explicado aos presentes, o que se pretende mudar e acrescentar no edifício, para criar a ERPI.

O 3º ponto do Evento – foi dedicado à intervenção dos representantes das Entidades convidadas e presentes: pela UDIPSSS interveio Tânia Gaspar, que realçou o excelente relacionamento entre as duas Instituições, relevando o alto sentido de sustentabilidade que preside à gestão do CBESGR. Interveio de seguida o Presidente da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho – João Batista de Oliveira, afirmando que a UFGRG é um verdadeiro parceiro do setor social e solidário, representado pelo CBESGR. A Segurança Social representada pelo Diretor do Centro Distrital de Santarém – Renato Bento, que na sua intervenção enalteceu a gestão responsável do CBESGR, como o demonstram os resultados apresentados pelo Gabinete de Auditoria da CNIS. Fez ainda referência às políticas públicas na área do Social, com destaque para o Programa PARES 3ªG e o PRR.

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos – Hélder Esménio, relevou a importância das IPSS para o município, na resolução dos imensos problemas do dia a dia, bem como, da importância estratégica das obras que o CBESGR irá realizar, disponibilizando o necessário apoio por parte da entidade que gere.  Não deixou, no entanto, de afirmar, que se não houver uma reprogramação financeira por parte do Estado Central, para as obras aprovadas no âmbito do PARES 3ªG, muitas não terão hipótese de ser concretizadas, face aos aumentos das matérias-primas e da mão de obra.

4º ponto do Evento – Apresentação de uma viatura de 9 lugares equipada com TPMR, recentemente adquirida pelo CBESGR.

O lanche serviu para selar a tarde passada a falar do Setor Social e do Solidário.

 

Data de introdução: 2022-04-22



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...