PRESIDENTE DA CNIS SOBRE O COMBATE À PANDEMIA NAS IPSS

Há atrasos no pagamento dos apoios públicos à compra de materiais de proteção

Os apoios públicos à compra de material de proteção para lares residenciais do Sector Social ainda não foram pagos na íntegra, revelou o presidente da CNIS.
"Em relação aos acordos de cooperação não tem havido atrasos, tem havido atrasos é nestas medidas extraordinárias. Aí é que o processo muitas vezes é moroso. As instituições que se candidataram em agosto e que foram contempladas, só parte é que já recebeu o apoio", disse o padre Lino Maia.
Segundo o presidente da CNIS, algumas instituições ainda não estão a receber "na íntegra" os apoios que podem chegar aos oito mil euros, uma vez que as candidaturas às verbas do programa Adaptar Social+ correspondem a 10 mil euros em materiais de proteção para a pandemia, a que corresponde uma comparticipação pública de 80%.
"Fundamentalmente, neste momento, o que devo dizer é que há custos muito elevados, particularmente intensos com a resposta à pandemia, nas instituições que têm residentes. Nas estruturas residenciais para idosos e nas unidades de cuidados integrados há custos muito elevados com a aquisição de material de proteção", sustentou.
O programa Adaptar Social+ mantém-se, mas "em moldes diferentes", explicou o presidente da CNIS, acrescentando que está ainda por esclarecer a forma como as instituições vão poder continuar a candidatar-se a apoios públicos.
"Ainda não estão totalmente definidas as formas. Em princípio as instituições que se candidataram no último ano vão ser contempladas, mas, entretanto, ainda não se sabe muito bem se é por manifestação de interesse ou se é por iniciativa do próprio Estado ou da Segurança Social que vão financiar diretamente as instituições", disse.

 

Data de introdução: 2021-01-27



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...