FUNDO PARA A INOVAÇÃO SOCIAL

Lançamento da Linha de Financiamento FIS CRÉDITO

Decorreu no dia 20 de julho a Cerimónia de lançamento da Linha de Crédito do Fundo para a Inovação Social. Em parceria com a Banca e as Sociedades de Garantia Mútua, e disponibilizada aos balcões dos Bancos Protocolados, a Linha FIS Crédito tem como objetivo facilitar o acesso ao financiamento na modalidade de crédito bancário às Entidades da Economia Social e às Micro, Pequenas e Médias Empresas, que desenvolvam Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES). Assim, e como passo prévio à solicitação do financiamento bancário, a entidade beneficiária desta linha deverá solicitar a qualificação IIES, a atribuir pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
Com condições de financiamento mais adequadas à implementação das IIES, a Linha FIS Crédito, garantida e bonificada, prevê (i) a obtenção de uma garantia mútua de até 80% do valor do financiamento, (ii) a bonificação da taxa de juro contratada e (iii) a bonificação integral da comissão de garantia.
O Fundo para a Inovação Social (FIS), é um fundo de investimento público criado no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social, com cofinanciamento do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu e com fundos nacionais.
Alicerçado numa estratégia de desenvolvimento de uma economia mais inclusiva e sustentável, o FIS atua em áreas como: promoção do emprego, formação e educação; inclusão social, financeira e digital; promoção do envelhecimento ativo; promoção da saúde e bem-estar; entre outras áreas com forte potencial de inovação na resposta a necessidades societais não satisfeitas, alinhando-se, dentro do âmbito das áreas de atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Gerido pela PME Investimentos – Sociedade de Investimento SA, o Fundo para a Inovação Social, quer através da Linha FIS Crédito quer através da Linha FIS Capital, acompanha as mais recentes dinâmicas e tendências de investimento de impacto e está fortemente empenhado em divulgar as vantagens e oportunidades que esta área tem atualmente no mundo, bem como em garantir que estas tendências são ajustadas às especificidades das entidades da economia social e dos projetos de empreendedorismo e inovação social em Portugal.

 

Mais informações: www.fis.gov.pt

Para solicitação da qualificação IIES preencher o formulário existente em
https://www.fis.gov.pt/qualificacao-iies-parecer/

 

Data de introdução: 2020-07-26



















editorial

Financiamento ao Sector Social

Saúda-se a criação desta Linha de Financiamento quando, ao abrigo do PARES ou do PRR, estão projetadas ou em curso importantes obras no âmbito da transição ambiental e da construção ou requalificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda do Trabalho Digno – um desafio às IPSS
Durante muitos anos, dirigi, com outras pessoas, uma IPSS. Em um pouco mais de metade das suas valências os utentes não pagavam. Nessas, os acordos de cooperação celebrados com o...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o...