ASSEMBLEIA GERAL

Programa de Ação e Orçamento 2020 aprovados por esmagadora maioria

Na Assembleia Geral realizada em Fátima, este sábado (dia 23), a Direção da CNIS viu o Programa de Ação e o Orçamento para 2020 serem aprovados sem qualquer voto contra e um residual número de abstenções.
Numa das mais participadas, em termos de intervenções, reuniões magnas da CNIS dos últimos anos, o Programa de Ação foi aprovado por 136 votos a favor e duas abstenções, ao passo que o Orçamento para o ano que vem, após receber o parecer favorável do Conselho Fiscal, recebeu o voto favorável de 137 instituições e duas abstenções.
O novo ano traz mais e novos constrangimentos às IPSS, logo a começar pela a atualização do salário mínimo, em 5,833%, que Direção e demais dirigentes das instituições que intervieram na Assembleia consideraram “justa”, mas também apelaram a que, em sede de Cooperação, a comparticipação do Estado seja de igual valor.
A grande preocupação é com a sustentabilidade das instituições, também porque, para além desta atualização, será necessário aliviar o esmagamento que as demais categorias profissionais têm vindo a sofrer.
Esta foi apenas uma das matérias amplamente debatidas na Reunião Magna, que o vice-presidente da CNIS, Eleutério Alves, abriu recorrendo às palavras do padre Lino Maia: “A convicção de que o ano de 2020 será certamente um ano desafiante para a afirmação do Sector Social Solidário e o desejo que essa afirmação seja mais reconhecida e mais valorizada”.
Na próxima edição em papel do jornal Solidariedade poderá ler tudo o que se passou na Assembleia Geral, que teve elevada participação dos dirigentes presentes.

 

Data de introdução: 2019-11-23



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.