7 EXPOSIÇÕES, 200 FOTOS – ATÉ 27 DE JULHO

Fotografias no Estabelecimento Prisional de Coimbra

Na passada terça-feira, 12 de Julho, foram inauguradas, no Estabelecimento Prisional de Coimbra, sete exposições fotográficas do Projecto Blogaveiro. 

Iniciativa dos alunos de Fotojornalismo do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), conta com o apoio desta instituição de ensino, da Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), e da direcção do Estabelecimento Prisional de Coimbra. 

Expressões, de Ilda Marques; FrutaCores (vários autores); Gotas, de Fausto Correia; Palcos da Bola, de José Carlos Sá; Sinais do Mar, de Isabel Silva e Sara Agudo; Texturas, de Luciana Alcaide, e Voz do Silêncio, de Isabel Henriques, são as exposições que ficarão patentes, por uma quinzena, na entrada, parlatório, acesso ao recreio, refeitório, biblioteca e alas da prisão, fotografias para usufruto dos reclusos e funcionários. 

Esta série de exposições pretende sensibilizar os reclusos interessados para a arte e técnicas da fotografia. Recorde-se que no Estabelecimento Prisional de Coimbra decorre, presentemente, um atelier de fotografia.

O Projecto BlogAveiro pretende-se ponto de encontro de todos os que gostam de Aveiro e gostam de fotografia também.
Gerado na turma de Fotojornalismo 2004/2005 do ISCIA, não se esgota na cidade de Aveiro, galgando o distrito, a região; não se ancora unicamente nas "fotos das terras", nem sequer abomina tudo o que não seja fotografia.
Constitui-se, já, como uma bojuda Galeria Virtual de Fotografias, distribuídas por mais de 30 blogs, ultrapassando as 1.500 imagens, captadas por 30 repórteres fotográficos. O directório principal do BlogAveiro mora em http://blogaveiro.blogspot.com

Viagens encantatórias pelas aldeias perdidas da Serra da Freita, retratos das gentes do Caramulo, mail’o Senhor Manuel, as moreias mais as pedras-parideiras; gotas que se contam e outras que se esparramam pixéis fora; fotos-miradouro para delícias paisagísticas várias, e outras brotando de espelhos-de-água; fotos pintadas com luz, penumbras e neblina; mordendo o chão para fotografar o repuxo, engolindo poeira para abocanhar a cratera, voando sobre carris, acariciando as nervuras do desenho azulejado; genuflectindo perante o farol medonho de bonito. E fotos com sal, e fotos com um sorriso, estados d’alma; provas de contraste entre o opulento Estádio de Aveiro e o parque de jogos da FIDEC, descidas aos cemitérios, registos de um mundo grafitado.
De hoje e de antanho, passeio da Escola Masculina ao Canal dos Santos Mártires, roteiro errático pela cidade bela.
E também, agora de mais longe, a neve da Serra da Estrela e a forasteira, o xisto forte do Piódão, apontamentos gandareses, o Douro.
E há fotos dentro da máquina da água, e um livro, uma flor, o mar, muitas pérolas a desfiar...

Para além da presença na internet, o Projecto BlogAveiro materializa-se também através de outras iniciativas, como, por exemplo, exposições em sala.
A primeira dessas exposições, intitulada Sinais do Mar, da autoria de Isabel Silva e Sara Agudo, esteve patente ao público, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro, entre 19 de Fevereiro e 12 de Março de 2005 (http://gestosdomar.blogspot.com/).
A exposição FrutaCores esteve patente no Museu Etnográfico da Praia de Mira entre 5 e 31 de Março de 2005. 

Palcos da Bola, de José Carlos Sá, inaugurou a 9 de Abril de 2005, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro (http://www.palcos-da-bola.blogspot.com/).
A Voz do Silêncio, de Isabel Henriques, inaugurou a 21 de Abril de 2005, na Galeria do Instituto Português da Juventude, em Coimbra (http://isahenriques.blogspot.com/). Vai estar patente, no próximo mês de Agosto, na Lousã.
Um Olhar sobre Arouca, de Paulo Bastos, inaugura no próximo mês de Setembro, na Lousã (http://paulo-serra.blogspot.com/).

A Câmara Municipal de Aveiro vai promover, em data a anunciar brevemente, um circuito de itinerância de exposições do Projecto Blogaveiro. À Descoberta da Serra, Diversidades, Farolitumeu, Gotas, Papel de Parede e Rephlexos percorrerão as freguesias de Aradas, Eixo, Esgueira, Glória, Santa Joana, S. Bernardo e Vera Cruz.

As entidades que pretendam ver os trabalhos do BlogAveiro expostos nas suas instituições devem contactar para o e-mail gabcom@iscia.edu.pt 

Blogaveiro conta ainda com o apoio dos seguintes Parceiros: Jornal da Bairrada, On Line News, Notícias de Aveiro, Rádio Terra Nova e Solidariedade Online.

 

Data de introdução: 2005-07-30



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...