MADEIRA

Apoio de meio milhão de euros para 12 IPSS

O Conselho do Governo da Madeira decidiu atribuir um apoio de 507 mil euros a 12 instituições particulares de solidariedade social, no âmbito do programa de emergência alimentar, que presta assistência a 1.189 famílias na região autónoma.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais e porta-voz da reunião, Rubina Leal, realçou que o montante global aplicado este ano na ajuda alimentar já ultrapassa 1,5 milhões de euros, o que expressa a preocupação do executivo face aos "novos fenómenos de pobreza".

Mais de quatro mil pessoas beneficiam atualmente de apoio alimentar na Madeira, através do acesso a refeições gratuitas ou da comparticipação na aquisição de géneros alimentares com utilização de vales e cartões.

O executivo de Miguel Albuquerque decidiu, por outro lado, comparticipar com 105 mil euros diversas ações de promoção e animação turísticas relacionadas com a Festa do Vinho da Madeira, que decorre durante o mês de setembro. Para o efeito, vão ser assinados protocolos com oito entidades.

"O Governo aprovou também as condições que permitem ao Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira receber uvas de castas europeias que manifestamente não venham ser adquiridas pelo mercado para o ano de 2015", informou Rubina Leal, destacando ser necessário garantir o escoamento da produção por "razões sociais, económicas e de proteção dos rendimentos dos viticultores".

O preço a pagar aos agricultores para todas as uvas de castas europeias enquadráveis nesta decisão será definido de acordo com o preço médio pago pela indústria na presente campanha vitícola.

O executivo madeirense decidiu também executar expropriações amigáveis com 15 cidadãos no valor de 72 mil euros, relativas às obras de construção da 2.ª fase da Circular à Cidade do Funchal Cota 200 e ao alargamento de uma estrada na freguesia do Caniço, no concelho de Santa Cruz.

Na reunião, foi ainda aprovado o II Plano Contra a Violência Doméstica e, por outro lado, foi ratificada a revisão do Plano Diretor Municipal da Ribeira Brava, concelho da zona oeste da ilha.

O Conselho de Governo mostrou-se, por outro lado, satisfeito com a publicação em Diário da República da portaria que define os valores de atribuição do subsídio de mobilidade nas viagens aéreas entre o continente e a Região Autónoma da Madeira a partir de 01 de setembro, sendo de 86 euros para residentes e 65 para estudantes (ida e volta).

 

Data de introdução: 2015-08-28



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...