GOVERNO ANUNCIA

Reforço de parceria na saúde, educação e emprego com as IPSS

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, disse que o Estado vai fortalecer a sua parceria com as instituições sociais, através de responsabilidades e obrigações alargadas às áreas da saúde, educação e emprego.

Pedro Mota Soares, que falava em Cascais no encerramento da conferência "Coesão e inclusão", informou que o decreto-lei que prevê o reforço de cooperação entre o Governo e as instituições sociais foi já aprovado em Conselho de Ministros.

"Foram as instituições sociais que, ao longo dos anos mais difíceis, e que hoje felizmente já estão para trás, conseguiram garantir a coesão social em Portugal. Quisemos sempre fortalecer o apoio financeiro, fazer mais acordos de cooperação, fazer mais contratualização, mas é muito importante também, do ponto de vista jurídico, construir bases para essa mesma cooperação", explicou.

O ministro considera o novo decreto-lei uma "inovação", uma vez que o Estado verá reforçadas as suas responsabilidades e obrigações para com as instituições sociais, não só na área da solidariedade, mas também na saúde, educação e emprego.

"Quem está próximo dos problemas pode resolvê-los mais diretamente e quem está próximo dos problemas, efetivamente, são as instituições sociais. Isto permite-nos passar funções para as instituições sociais, financiando essas mesmas instituições", acrescentou.

Mota Soares lembrou que existem cerca de 13 mil acordos de cooperação entre Governo e instituições sociais e sublinhou que o novo decreto-lei consagra, pela primeira vez, uma comissão permanente que irá reunir mensalmente.

"Representantes do Estado e das instituições sociais vão reunir-se todos os meses para, olhos nos olhos e em diálogo franco e aberto, identificar e resolver problemas. Penso que é um passo muito importante para a construção de um edifício mais sólido sobre a economia social e sobre a contratualização em Portugal", concluiu.

 

Data de introdução: 2015-06-02



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.