INICIATIVA DA DECO

Campanha informativa sobre piercings e tatuagens

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) lançou, durante uma conferência de imprensa na Escola Secundária António Arroio, em Lisboa, uma campanha informativa sobre piercings e tatuagens. 

Através de spots de rádio e folhetos distribuídos nas revistas da DECO e nas revista juvenis Ragazza e Bravo, a DECO pretende alertar os jovens para os riscos de saúde destas práticas e os cuidados a ter na escolha dos locais para as efectuar. 

A campanha, que decorre até ao final de Junho, surgiu na sequência de um estudo daquela associação, elaborado entre 18 de Janeiro e 16 de Fevereiro, que revela grandes falhas na informação prestada pelos estabelecimentos em questão. 

No estudo, a DECO enviou colaboradores anónimos a 22 estabelecimentos de Lisboa, Porto, Faro e Albufeira que fizeram 39 visitas, tendo recebido informação insatisfatória em 26 dos estabelecimentos visitados. 

Segundo o artigo publicado na edição de Junho da Teste Saúde, o Hot Flame, em Sacavém, foi o único estabelecimento a fornecer uma boa informação ao cliente que pretendia fazer uma tatuagem. Contudo, no que diz respeito aos piercings, este local recebeu nota negativa. 

No caso das tatuagens, a DECO visitou 20 estabelecimentos e concluiu que 18 não fizeram nenhuma questão sobre o estado de saúde do cliente; oito não disseram que era doloroso; 11 disseram que não tinha riscos para a saúde e três não deixaram ver a sala de trabalho. 

Quanto aos piercings, a associação visitou 19 estabelecimentos e constatou que 10 não fizeram nenhuma questão sobre o estado de saúde do cliente; 10 disseram que não havia riscos para a saúde; 13 deram conselhos insuficientes sobre os cuidados a ter depois de fazer um piercing e dois não deixaram ver a sala de trabalho. 

Dos 20 estabelecimentos que fazem tatuagens, nenhum recebeu a nota mais alta, tendo apenas o Hot Flame, em Sacavém, recebido um «Bom». Classificados com a nota «Mau» estão quatro locais, três deles na cidade do Porto e um em Lisboa. 

Quanto aos piercings, dos 19 locais visitados, nenhum recebeu a nota «Muito Bom» ou «Bom», havendo seis estabelecimentos com a nota «Médio»; sete com a nota «Medíocre» e seis com a nota «Mau». Entre os maus três são em Albufeira, dois em Lisboa e um no Porto.

 

Data de introdução: 2005-06-03



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...