PR CONDECORA SEIS INSTITUIÇÕES

Presidente destaca contributo das instituições sociais nos tempos difíceis

O Presidente da República condecorou hoje seis instituições que trabalham na luta contra a exclusão social, destacando o seu "contributo imprescindível" nos "tempos difíceis" que muitos portugueses atravessam. "Os tempos difíceis que muitos portugueses atravessam puseram em maior evidência o trabalho notável, quase sempre discreto e silenciosos, de um grande número de instituições sociais", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia em que condecorou a Comunidade Vida e Paz, a Associação CAIS, a Associação Portuguesa de Deficientes, a Casa dos Rapazes, a Liga Portuguesa contra a Sida e a SAOM - Serviços de Assistência Organizações de Maria. 
Referindo que com esta cerimónia pretende-se sublinhar "o contributo imprescindível" das seis instituições no trabalho contra a exclusão social, Cavaco Silva destacou igualmente o "precioso auxílio" dos milhares de voluntários que com elas colaboram, "num esforço de grande generosidade". "Ao longo dos meus mandatos, tenho contactado com largas centenas de organizações e de personalidades que, diariamente, se dedicam ao apoio aos mais frágeis da nossa sociedade sem qualquer busca de reconhecimento, apenas com o intuito de fazer bem", frisou. 
Sobre as instituições condecoradas, o Presidente da República lembrou a forma como têm procurado, de forma inovadora, com novos projetos e novas ideias, "ser um referencial de esperança para milhares de pessoas, que são tocadas pela generosidade e o altruísmo de todos os que com elas colaboram".
Falando em representação das seis instituições condecoradas, Henrique Joaquim, da Comunidade Vida e Paz, deixou uma palavra de "gratidão" pela honra de terem sido distinguidos e uma palavra de "esperança e compromisso". "Portugal vale a pena e seremos sempre um sinal de esperança no país, qualquer o momento que se esteja a viver", disse, prometendo continuar o "trabalho discreto mas efetivo para que muitas pessoas possam ter a vida a que têm direito". 
A Comunidade Vida e Paz foi condecorada como membro honorário da Ordem da Liberdade. A Associação Cais, a Associação Portuguesa de Deficientes, a Casa dos Rapazes, a Liga Portuguesa contra a Sida e a SAOM - Serviços de Assistência Organizações de Maria foram distinguidos como membros honorários da Ordem do Mérito.

 

Data de introdução: 2014-06-04



















editorial

NOVO CICLO E SECTOR SOCIAL SOLIDÁRIO

Pode não ser perfeito, mas nunca se encontrou nem certamente se encontrará melhor sistema do que aquele que dá a todas as cidadãs e a todos os cidadãos a oportunidade de se pronunciarem sobre o que querem para o seu próprio país e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Em que estamos a falhar?
Evito fazer análise política nesta coluna, que entendo ser um espaço desenhado para a discussão de políticas públicas. Mas não há como contornar o...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Criação de trabalho digno: um grande desafio à próxima legislatura
Enquanto escrevo este texto, está a decorrer o ato eleitoral. Como é óbvio, não sei qual o partido vencedor, nem quem assumirá o governo da nação e os...