GONDOMAR

46 mil euros para tratamento de alcoólicos e apoio às famílias

A Câmara de Gondomar apresentou um projecto de tratamento de alcoólicos e apoio às suas famílias, num financiamento estatal de cerca de 46 mil euros.

O Centro de Apoio e Recuperação do Alcoolismo (CARA) começou a ser criado em Junho e vai funcionar até meados de 2006, com dois psicólogos, um assistente social e um administrativo.
O presidente da edilidade, Valentim Loureiro, salientou que o alcoolismo não se encontra só nas tabernas e nas aldeias, sendo actualmente um problema que até pode afectar pessoas da alta sociedade.

Segundo a autarquia, "o problema do alcoolismo assume cada vez mais proporções alarmantes, originando consequências e sequelas graves de grande fragilidade social", designadamente de saúde, emprego, gestão de recursos na família, relações familiares, violência e delinquência.

O projecto, liderado pela Divisão de Habitação da Câmara de Gondomar, destina-se a toda a população dos conjuntos habitacionais do concelho e vai envolver protocolos com diversas instituições que farão o encaminhamento dos alcoólicos e suas famílias.

Os protocolos serão celebrados com dois centros de saúde, centros regionais de Segurança Social e Alcoologia do Norte, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Gondomar e Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Data de introdução: 2004-11-19



















editorial

DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS

(...) O envelhecimento humano é um dos únicos fatores naturais que interligam a todos; torna-se primordial o respeito à vida e à dignidade humana, o que é responsabilidade do poder público, mas também de todos os...

Não há inqueritos válidos.

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

Os populistas e o descrédito do populismo
Nas últimas semanas, foram muitas as notícias protagonizadas por políticos que cultivam aquilo que vulgarmente se chama populismo, um vírus que vem marcando fortemente a vida...

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Ensinamentos da pandemia
Vivemos um tempo único, que toca a todos e em todo o mundo. De repente, mudaram-se hábitos, atitudes, comportamentos e formas de pensar. Instalou-se a incerteza, a angústia, o medo e,...