GONDOMAR

46 mil euros para tratamento de alcoólicos e apoio às famílias

A Câmara de Gondomar apresentou um projecto de tratamento de alcoólicos e apoio às suas famílias, num financiamento estatal de cerca de 46 mil euros.

O Centro de Apoio e Recuperação do Alcoolismo (CARA) começou a ser criado em Junho e vai funcionar até meados de 2006, com dois psicólogos, um assistente social e um administrativo.
O presidente da edilidade, Valentim Loureiro, salientou que o alcoolismo não se encontra só nas tabernas e nas aldeias, sendo actualmente um problema que até pode afectar pessoas da alta sociedade.

Segundo a autarquia, "o problema do alcoolismo assume cada vez mais proporções alarmantes, originando consequências e sequelas graves de grande fragilidade social", designadamente de saúde, emprego, gestão de recursos na família, relações familiares, violência e delinquência.

O projecto, liderado pela Divisão de Habitação da Câmara de Gondomar, destina-se a toda a população dos conjuntos habitacionais do concelho e vai envolver protocolos com diversas instituições que farão o encaminhamento dos alcoólicos e suas famílias.

Os protocolos serão celebrados com dois centros de saúde, centros regionais de Segurança Social e Alcoologia do Norte, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Gondomar e Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Data de introdução: 2004-11-19



















editorial

XXII GOVERNO CONSTITUCIONAL

(...) Sendo o Sector Social e Solidário um importante pilar do Estado Social e o principal agente na proteção social direta, estranha-se o quase desconhecimento da cooperação no programa do Governo já que as anteriormente citadas e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Sobre um pensamento de JORGE DE SENA
Este ano comemora-se o centésimo aniversário de Jorge de Sena que nos deixou uma obra colossal. É da sua autoria a seguinte frase: “A verdadeira dimensão do humano...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

América Latina: de novo em foco
Houve tempos em que a América Latina constituía um tema importante e recorrente no espaço que os Meios de Comunicação dedicavam à vida política...