CRIA - CENTRO DE RECUPERAÇÃO INFANTIL DE ABRANTES

Semana Aberta - De 25 a 29 de Outubro

O Centro de Recuperação Infantil de Abrantes iniciou, no passado dia 25, a Semana Aberta. Trata-se de uma iniciativa anual em que, ao longo de uma semana, a Instituição abre as suas portas a toda a comunidade, nomeadamente às empresas, escolas e jardins de infância, lares e centros de dia, associações, bem como aos familiares dos alunos e a toda a população. 

Durante esta Semana (de 25 e a29 de Outubro), está patente ao público uma exposição de todos os trabalhos efectuados pelos formandos da Formação Profissional ao longo da sua aprendizagem. Os visitantes poderão ainda contactar com estes jovens nos seus locais de trabalho. 

A Formação Profissional é frequentada por 39 formandos, em cursos tão diversos como têxteis, carpintaria, serralharia, serviços gerais, pastelaria, jardinagem e agro-pecuária. Estes cursos que visam a inserção dos jovens no mercado de trabalho, têm uma duração de três anos, acrescidos de um ano de estágio profissional, no âmbito de um Programa co-financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português. O principal objectivo é formar e inserir no mercado de trabalho pessoas portadoras de deficiência. 

A Semana Aberta é a forma escolhida pelos formandos para mostrarem as suas capacidades de trabalho, o resultado do seu esforço de aprendizagem ao longo dos anos e as competências adquiridas para poderem vir a integrar o mercado de trabalho. 

Esta iniciativa é, de algum modo, um pequeno passo na luta diária dos deficientes pela igualdade de direitos, concretamente o seu direito ao trabalho e à inserção social. 

A exposição conta ainda com uma amostra do trabalho efectuado com os alunos da área Educacional. Recorde-se que, os alunos que frequentam a área educacional iniciam o ensino básico aos 6 anos de idade, prolongando-se até aos 18 anos. Esta valência tem por objectivo educar, reabilitar e integrar crianças e jovens com necessidades educativas especiais. 

Haverá também trabalhos realizados pelos 57 utentes do Centro de Actividades Ocupacionais, com idades compreendidas entre os 19 e os 57 anos, portadores de diferentes deficiências que, no âmbito das suas actividades fazem diversos trabalhos, nomeadamente, pintura, bordados, trabalhos em papel reciclado e pequenas peças em madeira, que poderá ver nesta exposição. Nesta valência, o objectivo do trabalho é estimular o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com deficiência, promovendo a sua Integração Social. 

Na Instituição existe ainda uma Empresa de Inserção, cujo objectivo é inserir no mercado de trabalho pessoas em situação desfavorecida ou desempregados de longa duração. Esta empresa integra trabalhadores nas áreas de Jardinagem, Limpeza e Bordados. 

Os trabalhadores da Empresa de Inserção prestam serviços ao exterior, a empresas ou privados. Por isso, durante esta Semana Aberta os visitantes poderão também informar-se sobre os diversos serviços que poderão solicitar à Instituição, bem como a grande variedade de frutas, flores e legumes que poderão adquirir ao longo de todo o ano. 

A exposição dos trabalhos está aberta das 8h30 às 17 horas, para todos os que a queiram visitar. Às instituições, escolas ou grupos solicita-se que, previamente, agendem a hora da visita à exposição e, se for do seu interesse, às instalações do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes. 

CONTACTOS
CRIA – Centro de Recuperação Infantil de Abrantes
Quinta das Pinheiras, Apartado 73
2204-906 Alferrarede
Telef: 241 379 750/6
 Fax: 241 379 759

 

Data de introdução: 2004-10-25



















editorial

OE 2018 e outros orçamentos

Porque os orçamentos de Estado se processam em cadeia, publicado um, logo se impõe que se comece a pensar no seguinte... Se o de 2018 poderia ser mais proactivo, até porque a conjuntura económica parece favorável e é um orçamento...

inquérito

O Orçamento de Estado para 2018 é favorável ou prejudicial ao funcionamento das IPSS?

opinião

PADRE JOSÉ MAIA

Canteiros de paz em cenário de guerra
À medida que nos aproximamos do Natal, vamos sendo inundados por imagens e mensagens que despertam em cada pessoa, em cada família e em cada comunidade humana, sentimentos e...

opinião

ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA

A dúvida que permanece
Parece que, desta vez, é verdade: aos noventa e três anos de idade, Robert Mugabe deixou de ser o chefe de estado mais velho do continente africano e um dos mais velhos do mundo. Depois de...