«PRIMEIROS ANOS A NOSSA PRIORIDADE» PASSA PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

Encontro europeu «Os Primeiros Anos Contam! e agora?» reúne especialistas em nove países

No próximo dia 17 de setembro, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS) promove, na Fundação Calouste Gulbenkian, o encontro «Os Primeiros Anos Contam! e agora?», no âmbito da Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, da qual a CNIS é parceira, e enquadrado na campanha europeia (www.firstyearsfirtspriority.eu), que irá decorrer, em simultâneo, em nove países.
Este encontro pretende ser palco para partilha de conhecimento e experiências e gerador de propostas concretas para Portugal reforçar as medidas orientadas para o estímulo do desenvolvimento infantil.
No encontro «Os Primeiros Anos Contam! e agora?» serão abordadas diversas dimensões do desenvolvimento infantil, das evidências científicas aos direitos da criança; a importância do acesso a saúde e educação de qualidade, visando a quebra dos ciclos reprodutivos da pobreza e exclusão; a realidade em Portugal e a comparação com os nove países que participam na campanha europeia.
No Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, será possível assistir às intervenções de um painel de especialistas cujos nomes garantem a elevada qualidade do que poderá ser escutado.
Assim, para além dos «keynote speakers» João Gomes-Pedro, Armando Leandro e Ana Serrano,
Estão programados cinco painéis, a saber: «O Desenvolvimento Infantil», com Maria do Carmo Vale, Henrique Barros e Bárbara Menezes, moderado por Maria João Moniz; «Vínculo Seguro, Família e Acolhimento», com Manuela Veríssimo, Carla Lima, Ana Gaspar, Filomena Gaspar e Emílio Salgueiro, moderado por Joana Garcia da Fonseca; «O Perfil de Portugal e Outros Dados», com Judite Gonçalves e Mafalda Lourenço, moderado por Lourdes Hill; «Direitos e Realidade», com Dulce Rocha, Rosário Farmhouse, Carlos Farinha Rodrigues e Isabel Soares, moderado por Margarida Pinto Correia; «Tempo de Brincar, cuidar e educar», com Eulália Alexandre, Luís Ribeiro, Alexandra Marques, Carlos Neto e Joana Cadima, moderado por Ana Teresa Brito.

 

Data de introdução: 2021-09-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.