SESSÃO DE TRABALHO DECORREU NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Melhorar a «accountability» social, financeira e económica das IPSS

No âmbito do «Focus Group Projeto TFA – Theo Frame Accountability: Como promover a accountability no setor da economia social – o caso das IPSS?», realizou-se uma sessão na Universidade de Aveiro, a qual contou com a participação de diversas IPSS.

O propósito foi abordar a proposta de framework de indicadores para análise integrada das dimensões social, financeira e económica das atividades das IPSS que constitua uma ferramenta de avaliação da accountability destas instituições.

Como a framework carecia de validação, a equipa de investigação promoveu o encontro de Aveiro para aqueles que, pela sua atividade e experiência, pudessem ajudar nessa validação, através da participação no workshop.

Recorde-se que este projeto visa dar resposta ao problema de investigação: «Como promover a accountability (social, financeira e económica) no setor da economia social: o caso das IPSS?».

Como principais objetivos o projeto tem: possibilitar um meio para a divulgação online da informação obrigatória e voluntária que cubra os aspetos sociais, financeiros, e económicos das suas atividades; conceptualizar uma framework que permita aos stakeholders fazer essa avaliação; e iniciar um anuário que permita fazer a avaliação do impacto do desempenho das IPSS.

A Universidade de Aveiro é a promotora do projeto e conta com a participação da CNIS, do Instituto Politécnico de Coimbra e do Instituto Politécnico do Porto.

 

Data de introdução: 2019-11-04



















editorial

Alta clínica sem alta social

Um dos aspetos que, desde há vários anos, vem sendo identificado como prejudicando a melhor afetação dos recursos alocados ao funcionamento do SNS consiste no facto de existir um número muito significativo de pessoas que, após um...

Não há inqueritos válidos.

opinião

OPINIÃO DE MARIA JOÃO QUINTELA

Contra a eutanásia
Múltiplas entidades vêm promovendo, desde há vários anos, a formação para profissionais de saúde que lidam com as matérias ligadas ao envelhecimento,...

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

A política no nosso tempo
O mundo em que vivemos é muito diferente do que foi noutras eras. Hoje, o mundo é mais complexo, mais contestado, mais competitivo, mais diversificado e muito mais dinâmico, já...