SESSÃO DE TRABALHO DECORREU NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Melhorar a «accountability» social, financeira e económica das IPSS

No âmbito do «Focus Group Projeto TFA – Theo Frame Accountability: Como promover a accountability no setor da economia social – o caso das IPSS?», realizou-se uma sessão na Universidade de Aveiro, a qual contou com a participação de diversas IPSS.

O propósito foi abordar a proposta de framework de indicadores para análise integrada das dimensões social, financeira e económica das atividades das IPSS que constitua uma ferramenta de avaliação da accountability destas instituições.

Como a framework carecia de validação, a equipa de investigação promoveu o encontro de Aveiro para aqueles que, pela sua atividade e experiência, pudessem ajudar nessa validação, através da participação no workshop.

Recorde-se que este projeto visa dar resposta ao problema de investigação: «Como promover a accountability (social, financeira e económica) no setor da economia social: o caso das IPSS?».

Como principais objetivos o projeto tem: possibilitar um meio para a divulgação online da informação obrigatória e voluntária que cubra os aspetos sociais, financeiros, e económicos das suas atividades; conceptualizar uma framework que permita aos stakeholders fazer essa avaliação; e iniciar um anuário que permita fazer a avaliação do impacto do desempenho das IPSS.

A Universidade de Aveiro é a promotora do projeto e conta com a participação da CNIS, do Instituto Politécnico de Coimbra e do Instituto Politécnico do Porto.

 

Data de introdução: 2019-11-04



















editorial

Brigadas de Intervenção Rápida

Sob o patrocínio da Ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no dia 4 de Setembro foi celebrado o  Protocolo de Criação das Brigadas de Intervenção Rápida. São seus subscritores o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Cinco recomendações para o Novo Banco de Fomento
A ideia da criação de um Banco de Fomento não é nova. Uma das tentativas aconteceu em 2013 tempo em que propus ao governador do Banco de Portugal Carlos Costa a...

opinião

JOSÉ A. DA SILVA PENEDA

Saber fazer e como fazer
A Covid-19 arrastou o mundo e o nosso País para uma crise com consequências económicas e sociais ainda difíceis de imaginar.Mostra a experiência que no fim de qualquer...