Sócrates promete combate "inteligente" às fraudes na Segurança Social

O primeiro-ministro, José Sócrates, prometeu que o Governo desencadeará um combate intenso mas inteligente, através de meios informáticos, no combate à fraude e à evasão nas contribuições e prestações da Segurança Social.

"Não vamos actuar às cegas, mas sim de forma inteligente no combate à fraude na Segurança Social, através do cruzamento de dados entre os diferentes serviços do Estado", declarou José Sócrates na apresentação do "Plano Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Evasão Contributivas e Prestacionais".

"Além de este plano ter sido concluído de forma rápida, ao fim de um mês de exercício de funções governativas, é também um programa de combate à fraude de qualidade, porque identifica as prioridades e os meios necessários para travar essa luta", sustentou.

José Sócrates especificou depois que o combate à fraude se processará em larga medida com o cruzamento de dados informáticos da Segurança Social, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Administração Fiscal. "Quem abusa do Estado social está a pôr em crise o contrato de confiança entre o Estado e os cidadãos prejudicando quem mais precisa de apoios. Só teremos uma Segurança Social credível se tivermos um sistema que cumpra os seus objectivos e se soubermos dar aos portugueses uma resposta contra os abusos", declarou Sócrates.

 

Data de introdução: 2005-04-29



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.