AMBIENTE

Poluição atmosférica mata 4 mil portugueses por ano

Quatro mil portugueses morrem todos os anos em Portugal devido à poluição atmosférica, de acordo com um estudo realizado pela Comissão Europeia e noticiado hoje pelo Correio da Manhã.

O mesmo estudo adianta que os valores variam consoante os estados-membros da União Europeia (UE), mas que no total, as mortes prematuras devido à poluição ascendem às 300 mil. Portugal surge no meio da tabela de mortos prematuros na UE dos 25 devido à poluição atmosférica, com 3.900 casos, mais do que países como a Suécia ou a Finlândia e menos do que a Alemanha (que lidera a lista com 65 mil mortos por ano), a Itália (40 mil) ou a França (36.800).

Além destes números, o estudo revela que a poluição do ar faz também diminuir a esperança de vida dos residentes na União Europeia que cai, em media, nove meses. De acordo com os especialistas, a causa deste panorama são as partículas inaláveis - que resultam da queima de combustíveis fósseis - e do ozono ao nível do solo.

O estudo adianta também que este tipo de poluição obriga cada trabalhador da União Europeia a ficar, por ano, meio-dia em casa por baixa médica, levando a gastos na saúde na ordem dos 80 biliões de euros.

O Correio da Manhã publica ainda dados do Instituto do Ambiente que indicam que as cidades do Barreiro, Coimbra, Estarreja/Avança, Lisboa, Porto e Setúbal são as cidades onde a poluição atmosférica é maior. 

Notícia no Correio da Manhã

 

Data de introdução: 2005-02-28



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...