VALENÇA

Albergue de Peregrinos “São Teotónio” entra em funcionamento em Fevereiro

A Câmara Municipal de Valença vai abrir oficialmente ao público o Albergue de Peregrinos “São Teotónio” no próximo 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio e Feriado Municipal naquele concelho. 

A nova estrutura de apoio aos peregrinos para Santiago é a primeira a nascer em Portugal com um destino exclusivo de apoio às peregrinações jacobeias e terá capacidade para receber até 50 pessoas em simultâneo.
O imóvel foi recuperado, bem como a zona envolvente que foi ajardinada e recebeu pontos de descanso. A autarquia está, agora, a proceder ao apetrechamento do edifício mobiliário adequado. 

O albergue terá o nome de São Teotónio, em homenagem ao primeiro santo português, nascido em Valença. 
A antiga Casa dos Magistrados, que foi transformada em albergue, é constituída por rés-do-chão e um piso com uma área de 1446 m2.
O novo albergue está a apenas uns 300 metros do troço do Caminho Português para Santiago, num ponto estratégico da urbe valenciana, junto ao Centro Histórico, na confluência do acesso ao IP1, avenida dos Bombeiros Voluntários e Rua de José Maria Gonçalves.

 

Data de introdução: 2004-12-21



















editorial

SUSTENTABILIDADE

Quando o XXIV Governo Constitucional dá os primeiros passos, o Sector Social Solidário, que coopera com o Estado, deve retomar alguns dossiers. Um deles e que, certamente, se destaca, é o das condições de sustentabilidade que constituem o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda 2030 e as IPSS
Em Portugal é incomensurável a ação que as cerca de 5 mil Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) existentes, têm vindo a realizar.  As...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A gratuitidade das creches entre o reforço do setor social e a privatização liberal
 A gratuitidade das creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto de Segurança Social, assumida pela Lei Nº 2/2022, de 3 de janeiro, abriu um capítulo novo...