CAMPANHA

Portugueses doam 27 mil euros para material escolar

Os portugueses doaram 27.028,1 euros na quarta edição do projeto Banco Escolar, projeto desenvolvido pela empresa Staples em parceria com a ENTRAJUDA, que assenta na doação de material escolar a crianças carenciadas, contribuindo desta forma para prevenir casos de insucesso escolar e abandono.
Em parceria com o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, o Banco Escolar é um projeto ambicioso, que no seu sentido mais lato, pretende contribuir para prevenir casos de abandono e insucesso escolar. Este projeto pretende garantir que crianças e jovens sejam os beneficiados de uma dinâmica viral de solidariedade, com o objetivo de angariar donativos que serão convertidos em material escolar a distribuir por IPSS.
Portugal continua a ser um dos países da OCDE com maior taxa de abandono escolar e com maiores níveis de desigualdade social. Actualmente, em Portugal cerca de três em cada 10 jovens em idade escolar não completa a escolaridade obrigatória.
A 4ª edição do Banco Escolar, que terminou no dia 15 de Setembro, contou com a adesão de cerca 25.000 pessoas. A participação poderia ser feita através da página de Facebook da Staples ou da página do Movimento «Eu Agradeço a um Professor», bem como na rede de lojas da empresa promotora através de vales de compras.
O valor arrecadado entre os dias 26 de Agosto e 15 de Setembro é agora convertido em material escolar, tendo em conta as necessidades das instituições sociais identificadas pela ENTRAJUDA.
“Os portugueses mostraram a sua generosidade com esta fantástica adesão ao projeto Banco Escolar que tem um cariz social muito relevante, tendo em conta que estamos a criar condições para que crianças carenciadas tenham melhores condições para iniciar o ano lectivo”, referiu Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, uma IPSS que visa apoiar outras instituições ao nível da organização e gestão, com o objetivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas. Assente na mobilização e envolvimento de pessoas e empresas de boa vontade, a ENTRAJUDA efectua um diagnóstico dos problemas e necessidades das instituições, propõe soluções, mobiliza parceiros e voluntários, implementa soluções e avalia impactos e desempenhos.

 

Data de introdução: 2013-09-17



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...