CHAMA E FESTA DA SOLIDARIEDADE

Percurso da Chama no Algarve e Guião da Festa em Faro

ITINERÁRIO E GUIÃO DA CHAMA DE SOLIDARIEDADE NO TRAJECTO DDE LAGOS PARA OLHÃO

CHEGADA AO JARDIM MANUEL BIVAR EM FARO


ITINERÁRIO

Dia 5 de Outubro

10H30 - 11H00 Chinicato, junto ao Centro Infantil. Chegada da Chama vinda de Évora. Recebido os Motards do Moto Clube de Lagos, Motards da Paria da Luz e representação dos Bombeiros Voluntários de Lagos. Formação do Cortejo que seguirá para Lagos, Edifício Paços do Concelho Século XXI.

11H15 – Cerimónia junto dos Paços do Concelho de Lagos onde será feita a entrega da Chama pelo Presidente da UDIPSS de Évora para o Presidente da URIPSS Algarve, entrega da Chama deste ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lagos. Actuação da Banda da Filarmónica de Lagos. Seguir-se-á o percurso a pé até aos antigos Paços do Concelho no centro da cidade com a Chama a ser transportada por uma pessoa portadora de deficiência. No edifício antigo dos Paços do Concelho haverá actuação do grupo de percussão da Academia de Musica de Lagos. Toda esta cerimónia será com a escolta dos motards e na frente a viatura de Comando dos Bombeiros Voluntários de Lagos.

13H00
– Almoço

14H00 – Partida da Chama para Portimão escoltada pelos Motards. Passará pela Mexilhoeira Grande, passando pelo Lar de Idosos daquela localidade. Segue para Portimão pela estrada que passa em Alcalar, fará uma pequena paragem junto ao Lar de Idosos de Alcalar.

14H30 – Chegada a Portimão paragem junto à Centro de Apoio a Idosos – Lar da Raminha, cumprimentos à Direcção da Instituição, utentes e população.

15H00 – Partida da Chama para Lagoa passando por Parchal sempre acompanhado pelos Motard. Fará uma pequena paragem no Nave da FATACIL, integrando as comemorações da Semana Sénior de Lagoa, para apresentação de cumprimentos ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara, convidados, e a toda a população que se encontre presente.

15H10 – Partida para Silves

15H30 – Chegada a Silves com uma paragem junto ao Castelo de Silves para apresentação de cumprimentos ao Exmo. Senhor Vereador da área da Acção Social da Câmara Municipal e a toda a população que se encontrar no local. Poderá juntar-se aqui os Motards de Algoz (A confirmar). Também se juntará a viatura do Posto de Comando dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines.

15H40 – Partida para Loulé com passagem por São Bartolomeu de Messines prevista para as 16H00. Aqui haverá uma paragem junto da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines e passagem pela Vila.

No trajecto para Loulé haverá paragem nas seguintes Localidades:

16H30 – Alte


16H45 – Benafim


17H00 - Salir


17H30 – Chegada a Loulé. Paragem junto à Casa da Primeira Infância de Loulé (Centro de Acolhimento – Avenida frente ao Coreto), cumprimentos à Direcção da Instituição e população.

17H45 – Partida da Chama para Olhão pela EN 270 e N2-6. Loulé - Soalheira - Olhão

18H30 – Chegada a Olhão
no Jardim em frente ao Tribunal. Segue em cortejo acompanhada da Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Olhão, até ao Auditório, para apresentação de Cumprimentos ao Exmo. Senhor Presidente a Câmara e a toda a população. A Chama ficará acesa no Auditório até à meia-noite.

Dia 6 de Outubro

13H30 – Partida da Chama de Olhão (do sitio do Auditório onde pernoitou) para Faro, transportada pelos Motards do Moto Convivo de Olhão, até ás traseiras do edifício do Moto Clube de Faro, junto ás Bombas de Gasolina á entrada de Faro vindo de Olhão, onde se juntarão os motards daquele Moto Clube.

13H50 – Partida da chama da Sede do Moto Clube de Faro e agora transportada pelos Motards de Faro para o local onde se fará o percurso a pé desde o Largo do Liceu, onde chegará ás 14H05. A viatura de Comando dos Bombeiros Municipais de Faro seguirá á frente da Comitiva a partir desta localidade (sede do Moto clube de Faro) até ao Parque da Pontinha, onde vai encontrar a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Faro. A partir daqui a Fanfarra seguirá na frente, seguindo-se a viatura de Comando dos Bombeiros Municipais, a Chama e toda a Comitiva.

14H10 – Partida da Chama a pé até ao Jardim Manuel Bívar onde deverá chegar às 14H30. No trajecto deverá ter em atenção ao que se descreveu acima.

14H10 – Actuação do Rancho Folclórico da ARPI (Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Faro, no Parque da Pontinha, até á chegada da chama que estará a descer a Avenida 5 e Outubro (Avenida do Liceu). À chegada da Chama, o Rancho Folclórico juntar-se-á á Comitiva até ao Jardim Manuel Bívar.

Trajecto: Do Edifício do Moto Clube de Faro, segue pela Rua Reitor Teixeira Guedes – Avenida Dr. Júlio F. de Almeida Carrapato (do Cruzamento com Rua Reitor Teixeira Guedes) Rotunda do Liceu – Av. 5 de Outubro - Rua Santo António e Jardim Manuel Bivar. Se não for possível virar á esquerda na Avenida Dr. Júlio F. de Almeida Carrapato, então deverá seguir-se as regras de trânsito naquele sítio para chegar á rotunda da Avenida 5 de Outubro (Avenida do Liceu).


NO JARDIM MANUEL BÍVAR

Dia 6 de Outubro

10H00 – Entrega dos Stands (tendas) às Instituições que previamente se inscreveram.

Estas deverão colocar todo o material que transportaram dentro dos Stands de maneira a estar tudo pronto às 13H00.

14H00 – No Palco

Música de animação

No Recinto frente ao Coreto poderá haver animação livre

14H25 – O Padre Lino Maia Presidente da CNIS receberá todas as Entidades Presentes (Membro do Governo se este aceitou o convite), Presidentes de Câmara, das Juntas de freguesia, Directora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro e Directores Distritais dos Serviços do Estado que estejam presentes, Presidente do Secretariado de Faro da União das Misericórdias, Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Algarve). Estas Entidades compõem a Comissão de Honra de recepção da Chama da Solidariedade.

14H30 – Chegada da Chama da Solidariedade. Esta será entregue ao Padre Lino Maia Presidente da CNIS e este por sua vez ao Presidente da Câmara Municipal de Faro. O Presidente da Câmara Municipal de Faro acompanhado pelo Padre Lino Maia deslocam-se com a Chama para junto da Tina grande já em Palco e acendem-na, apagando então a chama que foi transportada. Dá-se assim início à FESTA A SOLIDARIEDADE.

Segue-se o período de Discursos.

Têm a palavra:

O Presidente da URIPSS – Algarve – Senhor José António Carreiro

O Presidente da CNIS – Padre Lino Maia

O Presidente da Câmara Municipal de Faro – Engenheiro Macário Correia

O Membro do Governo se estiver presente

15H00 – Animação em Palco conforme programa

GUIÃO

AUTOCARROS E VIATURAS DE 9 LUGARES

Deverão deixar os passageiros na Avenida 5 de Outubro (Avenida do Liceu) e todos os participantes que poderem deverão integrar o desfile para o Jardim Manuel Bívar. Os Autocarros e Viaturas poderão parquear no Largo S. Francisco, onde haverá lugares reservados.

SANITÁRIOS

Estão colocados no Jardim Manuel Bívar 7 Sanitários, sendo um adaptado para pessoas portadoras de deficiência.

Fizemos tudo para ser uma Festa com dignidade, espero que todos colaborem.

A URIPSS ALGARVE

 

Data de introdução: 2012-10-04



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...