IPSS

Novo programa para combater insucesso escolar entra em vigor

Um programa governamental para apoiar instituições particulares de solidariedade social (IPSS), no combate ao insucesso e ao abandono escolares, financiado com fundos comunitários, entra em vigor este mês, de acordo com o regulamento publicado no Diário da República.
O objetivo da iniciativa promovida pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social é promover "respostas integradas", de modo a conseguir o "cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar e profissional" de jovens que não tenham conseguido terminar com sucesso o percurso escolar ou tenham abandonado a escola.
Financiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), através do Fundo Social Europeu, o programa destina-se a projetos que poderão ser apresentados por instituições particulares de solidariedade social, conhecidas por IPSS, misericórdias e organizações não governamentais.
O apoio pode atingir a totalidade dos projetos apresentados, até um máximo de 35 mil euros por ano, e por cada turma ou grupo de jovens abrangidos pelo Programa de Apoio e Qualificação do PIEF -- Programa Integrado de Educação e Formação.

 

Data de introdução: 2012-09-09



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...