19 E 20 DE JUNHO, NO PORTO

Ministro do Vaticano presente no Congresso sobre Inovação Social

O Monsignor Giampietro Dal Toso, Ministro da Santa Sé responsável pelas organizações Católicas de apoio social vai marcar presença no Congresso Internacional sobre Inovação Social que decorrerá no Porto, a 19 e 20 de Junho, no Teatro Rivoli, sob organização da União Distrital das IPSS do Porto (UDIPSS – Porto), sob o título “UnPacking the Future”.
O também, Secretário do Conselho Pontifício COR UNUM, abrirá o programa do segundo dia do evento, num painel denominado “Momento Inspiracional”, de que fazem também parte Gustavo Brito, do Social Lab da Fundação EDP, e Rui Marques, do Instituto Padre António Vieira. O programa do Congresso, que conta com o patrocínio principal do Montepio, inicia-se no dia 19 com uma sessão de abertura que contará com o presidente da UDIPSS, o Padre José Lopes Baptista, com Guilhermina Rego, vereadora da Câmara Municipal do Porto, e com Marco António Costa, Secretário de Estado da Segurança Social.
Entre os oradores estrangeiros, destaque para Emmanuel Vallens, da Comissão Europeia, onde coordena a área do mercado interno, que vem a Portugal para falar de “Como Acelerar a Inovação Social” e sobre “O Papel das Organizações do Terceiro Setor e dos Empreendedores Sociais”. Este painel, que se seguirá à abertura do congresso, será moderado por Paul Adamson, editor-chefe da revista E!Sharp, publicação sobre temas comunitários, contando também com os contributos de Filippo Addarri, da Euclid Network e Amândio Rodrigues, da Ashoka, comunidade mundial que reúne cerca de 3.000 empreendedores sociais e a maior organização global de investimento em ideias inovadoras.
O programa conta ainda com muitos outros oradores nacionais e internacionais que abordarão o tema da inovação social em formato de debate, mas também em workshops temáticos que decorrerão na tarde do dia 19 de Junho. O encerramento do congresso terá lugar pelas 17,30 horas do dia 20, numa sessão que contará, além do presidente da UDIPSS – Porto, como organizador, com as presenças confirmadas de António Tomás Correia, presidente do Conselho de Administração do Montepio; António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto; Padre Lino Maia, Presidente da CNIS, Marco António Costa - Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social e por Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, estando em confirmação a presença do Ministro da Segurança Social.
Este é o segundo congresso organizado pela UDIPSS – Porto sob o tema da inovação social, depois de em 2009 ter realizado com grande adesão e sucesso uma edição nacional do evento.
As inscrições no congresso podem ser feitas online no site da UDIPSS – Porto em http://www.udipss-porto.org/utf/pt/inscricoes

 

 

Data de introdução: 2012-06-05



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...