EDUCAÇÃO

Portaria uniformiza regras de apoio financeiro às IPSS que actuam na educação especial

Uma portaria que visa a uniformização das regras de concessão de apoios financeiros às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e outras entidades que desenvolvem actividade na área da educação especial foi publicada em Diário da República. Esta portaria do Ministério da Educação insere-se na "reorientação de escolas de educação especial para a modalidade de centros de recursos" que é hoje "uma tendência geral na Europa".

O preâmbulo da portaria refere que as escolas especiais da rede solidária "têm vindo a admitir significativamente menos alunos e a privilegiar, cada vez mais, e com sucesso assinalável, o desenvolvimento de actividades de apoio às escolas públicas com alunos com necessidades especiais, no âmbito. das áreas curriculares específicas, das terapias e da transição para a vida activa".

A nova portaria determina, entre outros pontos, que as IPSS "não podem receber, em relação aos alunos abrangidos pela gratuitidade do ensino, comparticipações familiares, a qualquer título, para efeitos de frequência dos estabelecimentos de educação especial".

O diploma visa também responder a um conjunto de preocupações expressas, nos últimos anos, por famílias, escolas e professores.

 

Data de introdução: 2011-03-14



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...