SAÚDE

Esclerose múltipla: 300 novos casos surgem em Portugal todos os anos

Anualmente são diagnosticados cerca de 300 novos casos de esclerose múltipla em Portugal sendo que a doença já atinge cinco mil doentes. Os números foram avançados num congresso mundial sobre a doença, a decorrer em Lisboa.

Para João de Sá, director do serviço de neurologia do Hospital de Santa Maria e coordenador do encontro, as atenções concentram-se em tratamentos tidos como promissores. Segundo o especialista, a medicina acredita que, nos próximos quatro anos, os tratamentos para combater a doença tenham duplicado.

“Com os últimos avanços científicos já alcançados, espera-se que nos próximos quatro anos o número de tratamentos disponíveis para combater a patologia tenha duplicado. Os doentes terão à disposição um conjunto de tratamentos surpreendentes e inovadores, com características neuroprotectoras, anti-inflamatórias sem alterar o sistema imunitário, que irão modificar para sempre o paradigma da avaliação e acompanhamento da esclerose múltipla”, disse o especialista no congresso que decorre hoje num hotel em Lisboa, onde estão reunidos mais de 500 médicos de 40 países.

A esclerose múltipla afecta pessoas dos 18 aos 60 anos de idade, com uma maior incidência na faixa etária entre os 20 e os 40 anos. Há mais casos em mulheres. Trata-se de uma doença incapacitante para muitos dos doentes, que ficam impossibilitados de uma vida activa, informa a organização do congresso num comunicado.

Fonte: Público

 

Data de introdução: 2010-03-22



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...