FORUM/DEBATE - HOJE, 18 DE OUTUBRO

Novas dinâmicas da Habitação Social

Novas dinâmicas da Habitação Social estão em debate hoje, 18 de Outubro, no Centro Social e Comunitário da Associação de Moradores das Lameiras. 

Trata-se de uma actividade organizada pelo Núcleo Distrital de Braga da Rede Europeia Anti-pobreza/Portugal (REAPN) em colaboração com a Associação de Moradores das Lameiras, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que ocorre no próximo dia 17 de Outubro. 

Tem por objectivos debater e reflectir sobre estratégias, intervenções e actividades desenvolvidas pelas entidades para fazer frente às diversas problemáticas inerentes aos bairros sociais, tais como a preservação do parque habitacional, a partilha de responsabilidades pela gestão, a criminalidade, a insegurança, o abandono escolar, a marginalidade, o desemprego, as relações de sociabilidade entre os moradores, a ocupação dos tempos livres, entre outros. 

Intervenções previstas : Jorge Paulo Oliveira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Urbanismo e Habitação da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão; José Maria Carneiro da Costa, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Moradores das Lameiras; Abílio Maciel, Presidente da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Lousado; Constantino Martins, do PLCP - Projecto de Luta Contra a Pobreza - “Teia” e Cristina Dias, Coordenadora da CASFIG – Empresa Municipal de Habitação de Guimarães. 

A moderação está a cargo de Carlos Aguiar Gomes, Coordenador do Núcleo de Braga da REAPN. Depois, haverá debate, apresentação de conclusões e encerramento.

Este Fórum tem como principais destinatários: Entidades públicas (Autarquias - Redes Sociais, Empresas Municipais, Juntas de Freguesia, Governo Civil, Segurança Social, Escolas), Entidades privadas de Solidariedade Social, PLCP - Projectos de Luta Contra a Pobreza, Associações de Moradores, Moradores dos bairros e público em geral. 

Prograna e ficha de inscrição

REWIND
Mensagem do Secretário-Geral da ONU a propósito do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza (2003)
Mensagem do Secretário-Geral da ONU a propósito do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza (2000)

 

Data de introdução: 2004-10-19



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...