CARTA ÀS INSTITUIÇÕES - MARÇO DE 2010

SENHOR (ª) PRESIDENTE

Se para muitos o mês de Março é o mês do percurso entre a escuridão e a luz ou entre a penitência das paixões e a ténue alegria que chega, para todos quantos à solidariedade se dedicam é o mês em que, conjuntamente com o velho Inverno que se remove para terras do passado, também as actividades do ano findo se atiram para os baús de uma frondosa história em que a serenidade é um fruto de uma missão que, estando a ser cumprida, deixa a germinar sementes de novas dedicações…

1. ASSEMBLEIA-GERAL

No dia 27 de Março, com início às 9:45 horas, decorrerá em Fátima (no Hotel Cinquentenário), a assembleia-geral ordinária da CNIS, cuja Convocatória e ordem de trabalhos vai juntamente com esta carta.
Seguem também: “Relatório de Actividades” da Direcção e “peças finais de apresentação de Contas de 2009”.
A participação nas assembleias-gerais favorece o envolvimento dos associados na vida das instituições. É, pois, de todo conveniente que compareça.

2. DIAS CELEBRATIVOS

Os dias comemorativos sucedem-se: “Dia Internacional dos Direitos do Consumidor” (15 de Março), “Dia do Pai” (19 de Março), “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial” (21 de Março), “Dia Mundial da Água” (22 de Março), “Dia de Páscoa” (4 de Abril), “Dia Mundial da Saúde” (7 de Abril), “Dia da Liberdade” (25 de Abril).
Não deixe de promover na sua Instituição iniciativas de sensibilização e celebração.

3. ENCONTROS REGIONAIS

No sentido de favorecer o conhecimento mútuo e de possibilitar a todas as Instituições oportunidades de se fazerem ouvir e de partilharem dúvidas, experiências e respostas, a Direcção da CNIS promoveu seis encontros regionais com as IPSS e com as Uniões Distritais:
- Em Chaves (5 de Setembro): distritos de Bragança, Vila Real e Viseu
- No Juncal (10 de Outubro): Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém
- Na Trofa (7 de Novembro): Braga, Porto e Viana do Castelo
- Em Castelo Branco (12 de Dezembro): Castelo Branco, Portalegre e Guarda
- Em Beja (30 de Janeiro): Beja, Évora e Faro
- Em Lisboa (27 de Fevereiro): Lisboa e Setúbal

No total, foram registadas as participações de 60 dirigentes de Uniões Distritais, 252 IPSS e 391 dirigentes de IPSS (houve presenças que não chegaram a ser registadas).
Foram abordados muitos temas e partilhadas algumas preocupações.
Destacam-se como abordagens mais insistentes: “alertas para a contratação colectiva no ano já em curso”, “determinação na preservação da autonomia das Instituições”, “dificuldades crescentes no relacionamento com alguns Centros Distritais da Segurança Social”, “preocupações com a sustentabilidade das IPSS” e “queixas com atitudes de sobranceria em fiscalizações e inspecções”.

4. EXPO-CRIANÇA 2010

A EXPO-CRIANÇA 2010 decorrerá em Santarém, no CNEMA.
No dia 16 de Abril, das 10:00 às 13:00 horas haverá um workshop sob o tema “Acolhimento: Espaço de Direitos – Práticas e Desafios”, uma iniciativa conjunta da CNIS e da UDIPSS-Santarém.
Haverá uma abordagem dos seguintes temas: “Desafios ao acolhimento Institucional”, “Viver os Direitos de forma Lúdica”, “Educar para os Direitos e para os Deveres” e “Bebés sujeitos de Direitos”.
As inscrições poderão ser feitas na UDIPSS-Santarém (udipsssantarem@sapo.pt) até ao dia 14 de Abril.

5. SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Organizado por Omnisinal Causa Comum (empresa com iniciativas destinadas às Instituições do Sector Solidário), realiza-se em Fátima no dia 20 de Março um Seminário Internacional para dirigentes e quadros das Organizações da Economia Social.
Serão tratados temas como: “Instrumentos Essenciais na Gestão de Excelência nas IPSS”, “Vantagens da Certificação de Qualidade”, “Comunicação e Internet: vantagens e riscos” e “Gestão documental: práticas de poupança”.
As inscrições poderão ser feitas através do site www.omnisinal.pt

Com os cumprimentos de respeito e consideração,


Porto, 10 de Março de 2010


O Presidente da CNIS

_____________________
(Lino Maia, padre)

 

Data de introdução: 2010-03-12



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...