NELAS

Exposição DESENHOS SEM NOME a favor da AMI

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, em Nelas, conhece até ao próximo dia 19 de Janeiro a exposição “Desenhos sem Nome”. Esta proposta cultural a favor da AMI é composta por trinta desenhos da autoria de crianças moçambicanas da Escola Preparatória de Malhangalene.

As pequenas obras de arte, da autoria de crianças com idades entre os 11 e os 14 anos, foram encontradas no lixo por Lia e Pitum Keil Amaral, quando cooperantes em Moçambique em 1982.

Os temas animistas, a composição, as cores, são fascinantes. Fazem-nos pensar imediatamente na influência latente de artes tradicionais, puras, comparáveis por exemplo, à dos aborígenes australianos.
Ainda que a orientação do professor possa ter contribuído para a excelência da execução (a lápis de cera), existe uma força criativa impressionante em cada trabalho e mais impressionante ainda num conjunto de tantas obras, e de diferentes crianças.
Preservados e valorizados, os desenhos foram doados à AMI pelo Arquitecto Keil Amaral (membro do Núcleo de Nelas da AMI).

A exposição e venda, organizada pela AMI com o apoio do Núcleo de Nelas, estará patente ao público até 19 de Janeiro de 2009 .

 

Data de introdução: 2009-01-04



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...