SAÚDE MENTAL

Aprovado Plano Nacional de Saúde Mental até 2016

O Governo aprovou o Plano Nacional de Saúde Mental, até 2016, que prevê medidas para a descentralização destes serviços para facilitar uma maior integração dos doentes com as suas famílias e comunidades.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular da pasta da Saúde, Correia de Campos, a coordenação do plano caberá ao Alto Comissariado da Saúde, através de um coordenador nacional a nomear. "Trata-se de um plano que demorou cerca de um ano a preparar e que terá uma aplicação transversal, envolvendo vários ministérios", disse. Correia de Campos sublinhou que "a saúde mental não é apenas um problema do Ministério da Saúde".

"Este plano dedicar-se-á a situações de militares atingidos por stress traumático, reclusos inimputáveis e casos de reabilitação profissional. Há ainda áreas importantes como a prevenção ao nível da saúde mental no sistema educativo e a vertente da investigação científica", apontou.

Segundo o ministro, "haverá um reforço da mudança face ao tradicional modelo asilar, que permaneceu longos anos em Portugal".

"Temos ainda uma concentração destes hospitais em Lisboa Porto e Coimbra. A concentração é negativa, porque afasta o doente mental da sua família e da sua comunidade", sustentou.

04.10.2007

 

Data de introdução: 2007-10-04



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...