BANDA DESENHADA

A Bíblia surge agora em duas versões manga

A editora inglesa Hodder and Stoughton acaba de lançar no mercado britânico uma nova adaptação da Bíblia em banda desenhada, que tem, no entanto, a particularidade de ser em estilo manga (BD japonesa).

A obra está disponível em duas versões, "The Manga Bible New Testament - Raw" e "The Manga Bible: New Testament - Extreme". Em ambos os casos trata-se apenas da adaptação condensada do Novo Testamento, incluindo ambas as edições uma entrevista com o autor e esboços das diversas fases preparatórias da obra. A diferença entre ambas é que "The Manga Bible: New Testament - Extreme" é mais luxuosa, tem formato maior e inclui o texto integral do Novo Testamento, na sua nova versão internacional.

O autor de "The Manga Bible" assina Siku, é natural de Leicester, Inglaterra, estudou arte conceptual, pintura e escultura na Nigéria, e desenhou BD para as editoras 2000AD e Marvel, para além de ter sido director visual de uma empresa de videojogos, tendo já anteriormente feito uma versão aos quadradinhos do drama bíblico de Caim e Abel. Cristão praticante, finalista da London School of Theology, esta é a sua primeira experiência em manga, tendo a opção por este estilo surgido naturalmente pois o público-alvo da edição "são os adolescentes e os adultos jovens".

Episódios condensados

Para esta adaptação trabalhou com o seu irmão Akin, responsável pelo argumento, tendo sido "muito, muito difícil seleccionar o que devia ou não ser incluído. Isto forçou-nos a sermos disciplinados, a perguntarmos o que era realmente importante. Para mim houve uma coisa em particular - mostrar a humanidade de Cristo".

A necessidade de extrema condensação dos episódios seleccionados obrigou a uma planificação extremamente dinâmica - "Montei as cenas como se estivesse a ver um filme" - acentuada pelo uso de linhas cinéticas indicadoras de movimento e grandes planos sucessivos, explorando as muitas potencialidades do estilo manga, bem reveladas nas páginas disponíveis na Internet que ilustram a tentação de Cristo, a sua crucificação ou o Livro do Apocalipse.

Em Julho deverão sair novas edições, contendo toda a Bíblia em manga.

Inspirou vários autores

Esta não é a primeira vez que o livro sagrado é adaptado em manga, pois o japonês Masakazu Higuchi já tinha feito uma "Manga Bible Story-japanese Comic Book Style Bible", sendo esta uma das muitas versões aos quadrinhos da Bíblia, destacando-se o trabalho de Siku por ser mais um exemplo da penetração crescente do estilo manga no Ocidente.

A outro nível, a Bíblia serviu de inspiração a autores famosos de BD como Charles Schulz, o criador dos "Peanuts", um luterano convicto, que muitas vezes utilizou versículos citados por Charlie Brown ou Snoopy (o que esteve na origem do livro "The Gospel According to Peanuts" (1965) do pastor presbiteriano Robert L. Short), ou Maurício de Sousa, que ilustrou mesmo um álbum intitulado "Passagens Bíblicas com a Turma da Mônica".

11.03.2007 Fonte: Jornal de Notícias

 

Data de introdução: 2007-03-11



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.