TOXICODEPENDÊNCIA

Cogumelos mágicos com maior procura

O interesse crescente por produtos orgânicos, as festas de música realizadas em paraísos naturais e a preocupação de retorno à natureza estão a contribuir para o surgimento de uma nova tendência no consumo de drogas – os cogumelos mágicos, que os jovens estão a usar cada vez mais, situação favorecida pelo fácil acesso a estes produtos na Internet.
A notícia surge na edição desta segunda-feira, 26 de Junho, do Diário de Notícias, que cita a conclusão de um relatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), cuja divulgação está agendada para hoje, Dia Internacional de Luta Contra a Droga.

O observatório diz que, apesar "de as estimativas de prevalência relativas aos cogumelos mágicos serem consideravelmente mais baixas do que as da cannabis, são semelhantes às do ecstasy", sendo que, entre os jovens estudantes, chegam mesmo a ultrapassar esta droga em países como a Bélgica, Alemanha e França, com consumos entre os 5 e os 8%.

Contudo, segundo o mesmo documentos, é na República Checa, Dinamarca, Itália, Países Baixos, Áustria e Polónia que se consome mais esta substância alucinogénia.

Quanto a Portugal, apesar de registar valores ainda baixos, surge logo a seguir, com consumos na ordem dos 3% entre estudantes do terceiro ciclo e do secundário.

 

Data de introdução: 2006-06-26



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.