ESTUDO

Solidão dos idosos e desemprego são os maiores problemas na Diocese do Porto

O desemprego e a solidão dos idosos foram os problemas mais referenciados num estudo da Universidade Católica sobre a actividade social de matriz cristã na Diocese do Porto.

O director do Secretariado Diocesano da Acção Sócio-Caritativa, padre Lino Maia, disse à Lusa o estudo teve por base cerca de 200 respostas a um inquérito enviado às 600 paróquias, misericórdias, irmandades e instituições particulares de solidariedade social de erecção canónica da Diocese do Porto.

Lino Maia referiu que estas instituições prestam apoio social, sobretudo à infância, juventude e terceira idade, tendo sido referenciados como maiores problemas o desemprego nos concelhos a Norte do Douro e a solidão dos idosos no Nordeste da diocese.

A preservação da matriz cristã foi destacada pela generalidade dos inquiridos, com destaque para a defesa da fé, da família, da caridade e da busca da perfeição, acrescentou.

A Diocese do Porto da Igreja Católica abrange a maior parte da área geográfica do distrito do Porto e alguns concelhos do distrito de Aveiro.

17.05.2006

 

Data de introdução: 2006-05-17



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.